quinta-feira, 22 de março de 2012

Filipe Gonçalves: "Este vai ser o meu ano!"

O novo staff: "Chalana", Cláudio Miguel, Filipe Gonçalves, Duarte Alegrete
e Pedro Penedo
Os preparativos para o treino desta tarde
Pedro Penedo, Duarte Alegrete e F. Marques "Chalana" hoje no Cabanão


Miguel Alvarenga - Moralizado, bem apoiado, com equipa totalmente renovada e, sobretudo, bem montado e altamente confiante na sua "quadra de cavalos", o cavaleiro algarvio Filipe Gonçalves promete que este será o seu ano. "As pessoas precisam de alguém que abane com isto, que faça explodir as bancadas e eu garanto que o vou fazer!" - diz com uma alta dose de convicção, mas também com a "sã loucura" que o caracteriza.
Fernando Marques "Chalana", antiga glória dos Forcados Amadores de Alcochete, braço-direito de Bolota na empresa "Aplaudir", amigo, apoiante e membro da nova equipa daquele a que baptizaram como o "Furacão do Algarve", partilha da mesmíssima opinião do toureiro: "O público precisa de coisas diferentes, o Filipe põe a carne no assador, é atrevido, galvaniza as bancadas... por isso, tudo se conjuga para que possa em 2012 confirmar e consagrar a imagem que deixou na temporada passada".
O novo staff está empenhado e moralizado, como o cavaleiro. Duarte Alegrete e Cláudio Miguel são agora os bandarilheiros. Pedro Penedo, o novo apoderado.
Filipe Gonçalves tem o primeiro compromisso da temporada no festival do próximo dia 1 de Abril em Vila Franca. A 20 de Maio toureia na Benedita (Alcobaça) e a 28 abre a época na Califórnia actuando em Stevenson, mano-a-mano com Paulo Jorge Ferreira.
"Até ao momento, temos fixas quinze datas, em boas praças, com bons cartéis, ao lado das primeiras figuras", revela Pedro Penedo, adiantando que a meta para esta temporada "são as 25 corridas".
O toureiro, que tem a sua herdade em Ferreiras, Albufeira, está neste momento sediado às portas de Alcochete, no Centro Hípico do Cabanão, de Pedro Lupi D'Orey, onde esta tarde o "Farpas" assistiu a mais um treino. Presente, também, além da equipa, o criador de cavalos Gonçalo D'Ornellas e Vasconcellos, amigo do "Furacão".
"Neste momento, o Filipe já leva trinta vacas toureadas, coisa que não acontecia antes. Os cavalos e ele próprio estão em forma para os primeiros desafios do ano", comenta o apoderado.
Hoje, utilizou sete cavalos: a "Bayoncé", que será a primeira égua de Ortigão Costa a exibir-se nas arenas; o "Universo", o "Chanel", o "Zidane" (dos pares de bandarilhas), o "Xique" (conhecido como o cavalo que bate palmas!), o "Aroma" (belíssimo exemplar da Coudelaria Lima Duarte, que morde nos toiros!) e o "Alfoz", o mais novato da quadra.
"O que é que querem mais? Tenho um cavalo que bate palmas e outro que morde nos toiros..." - diz o cavaleiro. E responde assim aos críticos dessas "ousadias":
"Quando se faz qualquer coisa de novo, há sempre quem seja contra... o que havemos de fazer? Também diziam mal dos telemóveis quando apareceram e eram aquelas malas pesadíssimas e hoje ninguém passa sem telemóvel...".
"Isto anda tudo adormecido, é sempre mais do mesmo e o público precisa de ser arrebitado. O Filipe pode marcar a diferença!" - acredita Pedro Penedo.
"Vim do nada, não tenho toureiros na família, não sou toureiro de dinastia... mas trabalho de manhã à noite, há mais de dez anos, para ser alguém neste mundo dos toiros", lembra Filipe Gonçalves, que há sete anos (2005) tomou a alternativa na Moita, na Corrida "Farpas", apadrinhado por João Moura, com o testemunho de Rui Fernandes.

Fotos M. Alvarenga