domingo, 4 de março de 2012

Grande tarde de toiros ontem em Dona Maria

Alberto Conde foi a agradável surpresa da tarde em Dona Maria
A classe e a arte de Manuel Telles Bastos passaram ontem por Doa Maria. Na foto, dando a volta junto à nova
estrela angolana dos Amadores de Santarém
Marcos Bastinhas brindou a Inês e Alberto Conde e protagonizou uma actuação fabulosa
Princesa das Arenas voltou ontem às lides depois de ano parada devido aos estudos
Muita expectativa rodeava o regresso de Isabel Ramos e a cavaleira correspondeu em pleno, não acusando
minimamente a paragem de um ano
Amadores de Alcochete puserem à prova novos elementos - grupo triunfador da última temporada está em forma!
Momento de apuro para um jovem forcado de Alcochete
Grupo de Santarém estreou novos elementos no festival de ontem à tarde em Dona Maria
Alberto Conde: apoteose final com os filhos e a sobrinha na arena
Tudo o que fez. fê-lo bem feito. Rui Fernandes disposto a manter este ano o trono de triunfador, deu ontem o
mote em Dona Maria para mais uma temporada em que promete dar que falar
Rui Fernandes lidou um belo exemplar da ganadaria de Inácio Ramos
Triunfo absoluto de Rui Fernandes - imparável, outra vez!
Bastinhas, ao seu melhor estilo, deu a volta a um toiro mansote de António Silva
Um grande ferro de António Ribeiro Telles


Miguel Alvarenga - Foi o que se chamava antigamente "uma grande tarde de toiros", como bem me dizia o António Ribeiro Telles no final. Longa, fria (no que à temperatura diz respeito), mas muito agradável. O festival de ontem em Dona Maria (Caneças, Sintra), iniciou-se às quatro da tarde (devia ter começado uma hora mais cedo) e acabou já de noite, perto das oito, após sete lides e cavalo e sete pegas. O público - muitos aficionados e muita gente do toiro - acorreu em massa para homenagear a memória do grande Alfredo Conde na terra onde nasceu, preenchendo três quartos fortes da bem conservada praça portátil de José Luis Zambujeira. Manuel Jacinto dirigiu o espectáculo com a usual aficion e exemplar acerto. Os sete cavaleiros triunfaram, os dois grupos de forcados - Santarém e Alcochete - aproveitaram para pôr à prova novos elementos e resolveram as situações sem problemas de maior, evidenciando ambos boa coesão de todos os jovens forcados. Santarém estreou um forcado angolano que promete dar que falar. E apresentou o filho de "Jana" Grave, que promete ser digno sucessor do pai e dos tios. O grupo de Alcochete iniciou a temporada a prometer mais um ano de glória, com novos forcados, sob a experiente direcção de Vasco Pinto.
No que aos cavaleiros diz respeito, se fosse caso de se ter que eleger um triunfador, certamente que o troféu tinha ido ontem para Rui Fernandes. O grande triunfador da última temporada, iniciou a nova com a mesma força com que terminou a anterior e com que passou já neste Inverno pelo Equador, sagrando-se também destacado triunfador além-Atlântico.
Lidou ontem um "toirão" super-bem apresentado de Inácio Ramos, que contrastou com os dois primeiros, pequenotes e mansotes - e esteve à altura, numa lide diversificada onde imperou a verdade-toureira do cavaleiro da Caparica, emocionando em sortes de arrepiar, terminando com um grande par de bandarilhas.
Destaque também para a grande surpresa - uma verdadeira revelação, porque tem toureado pouco entre nós - que constituiu Alberto Conde, filho do homenageado. Lidou primorosamente outro belo exemplar de Inácio Ramos. Exímio equitador, impôs verdade e emoção no toureio que executou. Deu volta aplaudida com o forcado, a que se juntaram depois os seus filhos e sobrinha. A Mãe, Virgínia Conde, assistiu emocionada na barreira e foi brindada por Manuel Telles Bastos. A maioria dos cavaleiros dedicou as suas lides a Alberto e sua irmã Inês e forcados dos dois grupos ergueram o barrete aos céus, brindando ao saudoso Alfredo Conde.
As restantes lides foram agradáveis, aplaudidas e acompanhadas de música. Joaquim Bastinhas enfrentou um manso de António Silva, mas deu-lhe a volta com a sua habitual alegria e um verdadeiro compêndio de experiência, terminando com um fantástico par, o habitual salto do cavalo e o público completamente entregue.
António Ribeiro Telles apresentou novos cavalos e fez gala da sua eterna maestria frente a um toiro que foi pouco colaborante, mas a que impôs a sua garra e o seu (muito) saber.
Manuel Telles Bastos passeou a sua classe pela arena numa actuação muito positiva e evidenciando excelente forma em início de época. Tudo afinado, cavalos e cavaleiro. Uma faena ao seu melhor estilo clássico.
Marcos Tenório Bastinhas é, desta nova fornada de cavaleiros, já o escrevi muitas vezes, um dos que mais me entusiasma. Esteve ontem em plano superior, denotando maturidade, toureria e uma calmaria que impressiona. Enfrentou o melhor toiro da tarde quando já caía a noite, tirou-lhe todo o partido com inteligência e saber. O público vibrou com o jovem toureiro de Elvas.
Era grande a expectativa para rever Isabel Ramos. Após um ano de ausência, a jovem "princesa" não acusou minimamente a paragem. Esteve decisiva e corajosa, como sempre, frente a um toiro de Passanha que não facilitava. Lide empolgante, público de pé, rendido ao triunfo da bonita cavaleira.
Em bom plano todos os bandarilheiros. Triunfo total num dos primeiros grandes festejos da temporada. Honrou-se através do brilhante labor de sete cavaleiros e dois afamados grupos de forcados a memória de um grande Homem da Festa Brava: lá nos céus, certamente que Alfredo Conde voltou a sorrir.

Fotos M. Alvarenga