quinta-feira, 1 de março de 2012

Homenagem a Eduardo Funtanet no 15º aniversário da sua morte



René Jiménez, empresário da Monumental de Mazatlán (México) vai promover no próximo dia 18 de Março uma corrida de rejoneio em homenagem à memória do saudoso cavaleiro Eduardo Funtanet (foto de cima), morto por um toiro há quinze anos na Monumental Plaza México - arena onde fora, em 24 de Março de 1985, o primeiro cavaleiro mexicano a receber a alternativa, precisamente das mãos daquele que fora o seu mestre: o português Pedro Louceiro.
Eduardo Funtanet tinha 31 anos, era casado e pai de três filhos (o último dos quais nascido duas semanas antes da sua morte). Iniciara-se na arte do toureio a cavalo com apenas 15 anos de idade, como muitos outros, incentivado e ajudado pelo cavaleiro Pedro Louceiro, que há vários anos se radicara no México e foi responsável pelo grande incremento e evolução do toureio a cavalo naquele país.
Nascido na cidade do México em 20 de Dezembro de 1966, Eduardo Funtanet participava a 16 de Março de 1997 na 21ª corrida da temporada capitalina quando foi violentamente colhido pelo toiro "Recuerdo", da ganadaria Cerro Viejo, quando cravava um primeiro ferro comprido (rojão de castigo) montado no cavalo "Carbonero". O cavaleiro sofreu graves lesões cerebrais provocadas pela queda e entrou em coma profundo, acabando por falecer no hospital dois dias depois, a 18 de Março - quando se cumprem exactamente quinze anos sobre a tragédia, será lembrado na praça de Mazatlán, que foi posteriormente baptizada como Monumental "Eduardo Funtanet".

Fotos D.R.