sexta-feira, 9 de março de 2012

Mais sobre a conferência do C. Pequeno: nem Padilla, nem Pedrito no C. Pequeno


Miguel Alvarenga - Por me ter sido impossível estar ontem à tarde na conferência de imprensa do Campo Pequeno, como referi, apesar do amável convite da empresa (coisa que não ocorria há dois anos!), pequei por omissão em algumas das considerações feitas há pouco. Venho corrigi-las, depois de ter ficado informado através do texto publicado há momentos pelo site "naturales-tauromaquia", de alguns factos dignos de nota. E de crucial importância.
Por exemplo: Juan Josá Padilla (na foto), não virá este ano a Lisboa, ao contrário do que era intenção da empresa. O apoderado do matador informou Rui Bento em Olivença de que Padilla pretende tourear este ano "só em ocasiões especiais e com toiros à medida", o que poderá ter excluído dos seus intentos a possibilidade de vir a Portugal actuar sem picadores. Apesar de já o ter feito noutras ocasiões.
Segundo também terá esclarecido Rui Bento na conferência de imprensa de ontem à tarde, Pedrito pode ser também uma possibilidade posta de parte, pelo facto de, refere o citado site, não ter havido acordo por "exigir o dobro do que lhe foi oferecido".
Outro caso estranho é o do cavaleiro João Ribeiro Telles Jr: segundo Rui Bento, os contactos feitos até ao momento foram "infrutíferos", adiantando mesmo o gestor do C. Pequeno estar convicto de que o seu (novo) apoderado, José Alexandre, "demonstrar interesse em não tourear este ano" em Lisboa...
Mais disse Rui Bento que no que respeita ao cavaleiro João Salgueiro, "este não tem respondido aos contactos". É do domínio público que o relacionamento de Rui Bento com o apoderado de Salgueiro, "Nené", não será neste momento o mais cordial. Presume-se que os contactos tenham sido feitos directamente com o toureiro mas, pelos vistos, este não tem respondido aos mesmos. Um cavaleiro em "stand by", mas um cavaleiro que merece estar no abono lisboeta.
Sobre a mais que badalada hipótese de vermos esta ano José Tomás no Campo Pequeno, adiantou Rui Bento que tanto o toureiro como o seu apoderado Salvador Boix deixaram em aberto essa possibilidade e, para já, não fecharam a porta. Aguarde-se...
Além dos toureiros já colocados nos cartéis anunciados, Rui Bento anunciou também as presenças, na segunda metade da temporada, dos matadores Vitor Mendes e Francisco Ruiz Miguel, dos novilheiros Manuel Dias Gomes e Tiago Santos e ainda dos cavaleiros Salgueiro da Costa, Miguel Moura e o espanhol Manuel Manzanares que, como ontem adiantou o site "mundotoro.com", virá a Lisboa confirmar a sua alternativa espanhola, como já outros o fizeram.
Boas notícias foram também o anúncio do regresso da Corrida TV que será de homenagem póstuma a Manuel Gonçalves (uma ideia lançada há meses pelo "Farpas Blogue") e a intenção de numa corrida da segunda parte do abono se prestar tributo ao antigo cavaleiro D. Francisco de Mascarenhas.
Quanto à anunciada ausência da ganadaria Murteira Grave, Rui Bento desdramatizou o assunto, afirmando não existir motivo algum para não vir a Lisboa e lembrando que já ali lidou cinco curros em três temporadas. "Não há nada em definitivo, pode ainda vir", esclareceu.

Foto J. V. Arnelas/Hoy, Diário da Extremadura