terça-feira, 13 de março de 2012

Os toiros da Casa Avó para a corrida de Benedita (20 de Maio)




Fernando José (texto e fotos)/Exclusivo "Farpas" - Considerada como uma das grandes corridas de abertura da temporada na região centro, a X Grande Corrida de Toiros da Benedita (Alcobaça) a realizar no dia 20 de Maio já vai "prendendo" o interesse dos aficionados.
No passado domingo, alguns dos elementos da organização (Bombeiros Voluntários da Benedita) deslocaram-se até as proximidades do Porto Alto, à Herdade da Rabicha na Lezíria do Parcel, onde visitaram a Ganadaria Casa Avó - que este ano vai apresentar seis bonitos toiros que serão lidados por Pedro Salvador, Filipe Gonçalves e Marcelo Mendes.
O algarvio Filipe Gonçalves fará o regresso a freguesia do sul do concelho de Alcobaça onde em anteriores edições assinou importantes triunfos. Já Marcelo Mendes fará nesta vila a sua esteia, embora tenha rubricado uma boa prestação há cerca de dois anos em Alcobaça. Por sua vez, o valoroso Pedro Salvador fará também a sua primeira apresentação na laboriosa freguesia da Benedita.
Frente aos toiros da Casa Avó estarão três grupos de forcados, os Amadores de Tomar, da Azambuja e de Coimbra.
Propriedade de José de Moura Rodrigues da Avó (foto ao lado), a ganadaria foi fundada em 1983 integrando vacas de Manuel César Rodrigues e António Maria Henriques da Silva, a que se juntaram sementais de Simão Malta e Conde Cabral. Actualmente tem encaste Soler e Pinto Barreiros. A antiguidade da ganadaria data de 29 de Junho de 1993, quando fez a sua estreia numa corrida realizada em praça portátil em Alverca.

Fotos Fernando José