terça-feira, 18 de novembro de 2014

Las Ventas, Madrid: a temporada em números



Segundo dados estatísticos disponibilizados pela empresa "Taurodelta", houve este ano uma redução de 5.343 espectadores em todo o ano na Monumental de las Ventas (Madrid), o que corresponde a um decréscimo de 0.64% em relação a 2013. Esta temporada, venderam-se um total de 833.829 entradas para a primeira praça de toiros do mundo nos 64 festejos que aí se celebraram: 37 corridas de toiros (só matadores), 21 novilhadas, 4 corridas de rejoneio (cavaleiros), uma novilhada sem picadores e um espectáculo de recortadores.
56,3% dos espectáculos realizados em Las Ventas foram televisionados: 80% das corridas de toiros, 17,4% das novilhadas e 100% (portanto, todas) das corridas de rejoneio. Todos, à excepção dos realizados em 2 de Maio (Telemadrid e Castilla la Mancha) e 15 de Maio (Telemadrid e Canal Plus) foram transmitidos pelo Canal Plus Toros.
Participaram na temporada madrilena 129 artistas, dos quais o matador Iván Fandiño e o novilheiro Gonzalo Caballero foram os únicos que pisaram em quatro ocasiões casa a arena de Madrid. Nove toureiros actuaram em três tardes (Talavante, Ferrera, Daniel Luque, Diego Urdiales, Joselito Adame, "El Cid", Serafín Marín e Uceda Leal), 37 fizeram-no em duas ocasiões e 81 apenas numa tarde. Os cavaleiros tauromáquicos Rui Fernandes, João Moura Júnior, Francisco Palha e João Moura Caetano e o novilheiro Manuel Dias Gomes foram os únicos toureiros nacionais, bem como os bandarilheiros das suas quadrilhas, que este ano actuaram em Madrid, além dos subalternos lusos que integram quadrilhas de toureiros espanhóis. As ganadarias nacionais que marcaram presença em Las Ventas foram as de Maria Guiomar Moura e Palha.
A porta grande de Las Ventas abriu-se este ano em apenas cinco ocasiões para por ela sairem em ombros (glória máxima) os matadores Miguel Ángel Perera (duas vezes), Iván Fandiño e Daniel Luque e o rejoneador Sérgio Galán.
No que respeita a orelhas, cortaram-se 41 nesta temporada de 2014: 23 para matadores de toiros, 8 para rejoneadores e 8 para novilheiros e 2 para novilheiros sem picadores.

Fotos D.R.