Joaquim Bastinhas e a Drº Paula Resende |
João Núncio e Simão da Veiga, dois ícones da época de ouro do toureio a cavalo |
Marcos Bastinhas ontem no espaço do futuro Museu |
Peças do espólio do Grupo Tauromáquico "Sector 1", que durante anos figuraram na sua sede na Rua 1º de Dezembro, darão agora vida ao novo Museu do C. Pequeno |
Rui Bento, o administrador João Gonçalves e o Dr. Paulo Pereira com Bastinhas |
O futuro Museu Taurino do Campo Pequeno ficará instalado no torreão principal da praça de toiros, mesmo por cima do Salão Nobre. Será inaugurado na segunda quinzena de Abril, depois da corrida de inauguração da nova temporada, que terá lugar na noite de 9 de Abril.
O espaço foi ontem visitado pelo cavaleiro Joaquim Bastinhas e a pequena comitiva que o acompanhou ao Campo Pequeno - seu filho Marcos Bastinhas, o apoderado Fernando Silva Marques e Joaquim Pataca, seu colaborador há largos anos - onde fez a entrega de uma das suas primeiras casacas, azul bordada a ouro e de umas botas, manifestando a sua satisfação por, com esta oferta, poder "enriquecer o acervo do futuro Museu".
A Drª Paula Resende, administradora da Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno, agradeceu o gesto de Joaquim Bastinhas e manifestou o desejo de que "o novo Museu venha a ser um pólo vivo de cultura tauromáquica e uma mais-valia para a cidade de Lisboa".
Conforme protocolo assinado em Dezembro passado, o espólio do Grupo Tauromáquico "Sector 1" vai agora figurar no novo Museu da primeira praça do país - que deverá ser enriquecido com peças como as que ontem Joaquim Bastinhas ofereceu ao novo espaço.
Fotos Manuel Ribeiro