segunda-feira, 31 de agosto de 2015

A estreia de Sofia Semedo e o triunfo de João Martins às portas de Madrid

Sofia Santos Semedo teve auspiciosa estreia como cavaleira no passado dia 22
em Santana da Serra
João Martins (à esquerda, na foto) e o espanhol Alfonso Cadaval sairam em ombros
em Alalpardo
João Martins galvanizou o público de Alalpardo (Madrid)
no passado dia 24, sagrando-de como um dos grandes
triunfadores do XIII Concurso "Curro Vásquez". A bandeira
portuguesa desfilou na arena antes do espectáculo (foto
de baixo)


A estreia como cavaleira de Sofia Santos Semedo no passado dia 22 em Santana da Serra e o êxito português do promissor e muito aclamado em Espanha João Martins, aluno da Escola "José Falcão" de Vila Franca, no dia 24 em Alalpardo (Madrid)  foram os acontecimentos que elegi como mais marcantes de uma semana em que estive ausente e em que nada de muito especial aconteceu, para além de meia dúzia de corridas em diversas praças nacionais onde foi tudo mais do mesmo...
Sofia Santos Semedo, Mulher do cavaleiro Tito Semedo e filha do antigo matador de toiros, empresário e ganadeiro Fernando dos Santos, fez a sua estreia na corrida que dia 22 teve lugar em praça portátil em Santana da Serra lidando um novilho da ganadaria de seu Pai e actuando ao lado de seu marido e de Joaquim Bastinhas.
Pouco acusando o nervosismo do debute, a nova cavaleira evidenciou grande desembaraço e ficou aprovada para novos compromissos, entusiasmando o público com uma lide em que demonstrou eficiência e deixou claro que, se quiser, tem pernas para andar.
Dois dias depois, a 24, na praça espanhola de Alalpardo, mesmo às portas de Madrid, o novilheiro João Martins sagrou-se máximo triunfador e cortou duas orelhas (uma em cada novilho), não cortando mais por não ter estado feliz com o estoque. Galvanizou o público com as bandarilhas e escutou olés nas faenas de muleta, em que evidenciou grandes progressos. Um toureiro a ter em conta e que esta temporada tem vindo a dar que falar no país vizinho, sendo, como há pouco referimos, o único português presente na próxima Feira de Don Benito (Badajoz).
Em Alarpardo, lidaram-se novilhos de Carmen Arroyo e João Martins teve por alternantes os espanhóis Jaime Rodríguez (colhido no seu primeiro) e Alfonso Cadaval, que cortou três orelhas e saíu em ombros como o nosso toureiro.

Fotos Emílio de Jesus e Ricardo Relvas