sábado, 29 de agosto de 2015

Ganadeiros "antecipam" mano-a-mano Moura/Telles (5ª feira em Lisboa)

João Moura Júnior vai na frente e lidera a temporada; João Ribeiro Telles somou
pontos nas últimas corridas e aproxima-se a passos largos do rival. O "duelo"
da próxima quinta-feira no Campo Pequeno será decisivo para apurar de uma vez
por todas quem é que, afinal, manda aqui!
Joaquim Alves de Andrade, proprietário da emblemática ganadaria Pinto Barreiros
Joaquim Grave dando a volta com Moura Jr. no passado dia 17 em Coruche. Na foto
de baixo, Gustavo Charrua, representante da afamada ganadaria fundada por seu
Avô, António Coelho Charrua




As prestigiadas ganadarias Pinto Barreiros, Murteira Grave e António Charrua são as que vão fornecer a "matéria-prima" para o sensacional mano-a-mano entre os cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr. que terá lugar no Campo Pequeno, já na próxima quinta-feira, 3 de Setembro, onde serão lidados dois toiros de cada uma.
Do ponto de vista histórico, qualquer delas tem na sua origem o encaste Parladé que, desde os alvores do século XX tanto influenciou a evolução do toiro de lide em Espanha e Portugal
No que vai da temporada de 2015, as ganadarias Pinto Barreiros, Murteira Grave e António Charrua (Herdeiros) registam já assinaláveis triunfos, traduzidos não só em chamadas à arena dos respectivos representantes, como no regresso ao campo de alguns dos exemplares lidados, que aguardam a sua vez de padrear.
Joaquim Alves de Andrade, proprietário da ganadaria Pinto Barreiros, refere a qualidade dos toiros enviados para o Cartaxo, em Junho, e para Idanha-a-Nova, a 31 de Julho (corrida transmitida pela RTP), salientando o facto de o toiro nº 341, lidado no Cartaxo, ter regressado ao campo.
Joaquim Grave (Murteira Grave) confessa a satisfação pelo comportamento da sua ganadaria, nas corridas lidadas em Reguengos, Santarém e Campo Pequeno, sublinhado contudo, como o maior triunfo, o obtido no passado dia 17 de Agosto em Coruche. 
"Até agora aproveitei dois toiros para sementais, um de Reguengos e outro de Coruche e só não aproveitei mais devido à extrema exigência de critérios com que faço a gestão da minha ganadaria", afirma o prestigiado ganadeiro da Galeana.
Gustavo Charrua (neto do saudoso António Coelho Charrua e actual representante da afamada ganadaria) refere também o bom momento da sua ganadaria e destaca o curro de toiros lidado em São Manços no início da temporada, do qual aproveitou também um toiro para semental.
Três ganadarias com características diferentes, apesar do tronco comum e três ganadeiros confiantes em que os toiros que vão mandar para o Campo Pequeno reúnem todas as condições para proporcionarem um grande espectáculo de arte e emoção. 
"Desejo que seja uma grande noite de toiros", diz Joaquim Alves de Andrade, enquanto o Dr. Joaquim Grave espera que "os toiros de 3 de Setembro venham na linha do que tem sido o comportamento da ganadaria e proporcionem bons triunfos a cavaleiros e forcados, pois o triunfo deles será também o meu" e, por seu turno, Gustavo Charrua vaticina haver "matéria-prima para um grande êxito artístico".
Quanto aos grupos de forcados, os Amadores de Santarém e os Amadores de Montemor, os três ganadeiros são unânimes em destacar a história de ambos e o facto de várias gerações da mesma família de forcados terem passado pelos dois grupos, considerado-os como "referências inquestionáveis na arte de pegar toiros". Esperam também que essa rivalidade sã, mas aguerrida entre os dois grupos, esteja mais uma vez patente na arena.
Quanto ao mano-a-mano entre João Moura Jr. e João Ribeiro Telles Jr., Joaquim Alves de Andrade considera serem "os dois cavaleiros que, neste momento, mais interesse despertam para o público e para o aficionado", acrescentando que "este mano-a-mano vem no momento exacto e no local certo: o Campo Pequeno"
Por seu turno, Joaquim Grave relembra que João Moura Jr. "vem 'arreando forte' como se diz na gíria, desde o início da temporada, ao passo que João Ribeiro Telles Jr. tem vindo a recuperar terreno, pelo que este confronto artístico vem no melhor momento e, 'para a questão sair a limpo' nada melhor que no cenário do Campo Pequeno"
Gustavo Charrua confia na experiência dos dois cavaleiros para tirarem o melhor partido dos respectivos lotes de toiros e salienta o "óptimo momento artístico de cada um deles, o qual justifica inteiramente este mano-a-mano".

Fotos Emílio de Jesus/fotojornalistaemilio@gmail.com