segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Ana Margarida Oliveira conta-nos o que não sabíamos (nem sonhávamos) sobre a epopeia dos Descobrimentos

Ana Margarida Oliveira com António José Pinto na sua tasca, a mais famosa das
festas de Alcochete, no passado mês de Agosto
Editado pela Verso de Capa, é este o interessantíssimo
livro de Ana Margarida Oliveira sobre as histórias que
precisamos de saber sobre a epopeia dos Descobrimentos
Ana Margarida Oliveira com as duas edições do seu
último livro e, em baixo, em Alcochete com Miguel Alvarenga

Miguel Alvarenga - Conhecia-a como a simpática (íssima) Mulher do meu querido amigo António José Pinto, glória nunca esquecida (pode lá esquecer-se alguma vez um forcado assim!) da forcadagem de Alcochete, mas confesso que ignorava esta sua tão brilhante faceta de escritora e historiadora.
Ana Margarida Oliveira, Mulher e Mãe de Forcados,  acaba de publicar o livro "Os Descobrimentos Portugueses (Séculos XV e XVI) - O que todos precisamos saber", com que me deliciei e que li em dois dias. Interessantíssimo, revelador de pormenores com que não sonhávamos sobre a mais importante das nossas epopeias, a dos Descobrimentos.
De leitura fácil, atractiva, um livro que se devora num instante e que nos prende da primeira à última página. Aconselho vivamente.
Ana Margarida Oliveira é licenciada pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa em Línguas e Literaturas Modernas e pós-graduada na Universidade de Hamburgo, na Alemanha.
Foi professora profissionalizada de Língua Portuguesa durante vinte anso no ensino secundário público e é produtora de conteúdos escritos na rádio desde 1990, sendo actualmente adjunta do director de programaas da RFM.
Escreveu já dois romances históricos, "Pimenta da Índia" (que aborda também o apaixonante tema dos Descobrimentos) e "Os amores e os desgostos de D. Maria I e D. Maria II" e ainda vários livros na área da ficção, como "A guerra dos sexos" e "Ó mãe", entre outros.

Fotos D.R.