sábado, 3 de setembro de 2016

Campo Pequeno atribui Galardão Prestígio a José Samuel Lupi


A Sociedade de Renovação Urbana do Campo Pequeno SA atribuiu o Galardão Prestígio 2016 a José Samuel Lupi, premiando assim uma importante carreira que prestigiou e divulgou o toureio a cavalo em Portugal e, sobretudo, no estrangeiro.
Nascido a 5 de Maio de 1931, José Samuel Lupi, que também se distinguiu como ganadero, recebeu a alternativa de cavaleiro tauromáquico no Campo Pequeno, 6 de Junho de 1963, concedida por João Branco Núncio e testemunhada por Manuel Conde e David Ribeiro Telles.
A sua presença em arenas espanholas, integrando o “Quarteto da Apoteose”, com os rejoneadores espanhóis Ángel e Rafael Peralta e Álvaro Domecq, foi a “pedra de toque” para o desenvolvimento que o toureio a cavalo registou naquele país, a partir da década de setenta do século XX.
Em 1971, José Samuel Lupi toureou 108 corridas em Espanha tendo cortado 302 orelhas e 73 rabos, integrando o referido “Quarteto da Apoteose”.
José Samuel Lupi concedeu a alternativa ao seu filho Manuel, no Campo Pequeno, a 8 de Maio de 2008, acto que foi testemunhado por Ángel e Rafael Peralta e Álvaro Domecq.
A entrega do Galardão Prestígio 2016 terá lugar na Corrida de Gala à Antiga Portuguesa, a 13 de Outubro, com a qual encerrará a temporada do Campo Pequeno.
A atribuição do Galardão Prestigio é da exclusiva competência da Administração da empresa do Campo Pequeno e destina-se a distinguir pessoas individuais ou colectivas cuja acção tenha sido marcante na projecção da festa de toiros.

Foto D.R.