![]() |
Nuno Casquinha em ombros no final do festival que se realizou em Yunquera de Henares e onde cortou duas orelhas |
![]() |
David Gomes cortou uma orelha no sábado em Monroy |

Já na recta final da temporada, este fim-de-semana foi de sucessos e triunfos para vários toureiros portugueses em Espanha.
Em Yunquera de Henares, o matador vilafranquense Nuno Casquinha toureou num festival e o resultado foi o corte de uas orelhas e a saída em ombros. Mais um passo em frente de um toureiro de valor que continua inexplicavelmente esquecido pelas empresas do seu país - o que se passa?
João Silva "Juanito", por seu turno, o mais destacado dos nossos novilheiros, actuou numa novilhada em Los Molinos, às portas de Madrid, sagrando-se máximo triunfador. Cortou duas orelhas ao seu primeiro novilho, o que lhe permitiu abrir a porta grande e sair em ombros (foto ao lado). No segundo, mal a matar, foi silenciado. Lidaram-se novilhos de Osborne e os seus alternantes foram Alejandro Marcos (orelha e silêncio) e Juan de Castilla (silêncio nos dois).
Também o novilheiro Diogo Peseiro toureou ontem em Espanha num festival em Alcocer (Guadalajara), lidando um novilho de La Remonta com o qual esteve soberbo nos três tércios, cortando duas orelhas e saindo em ombros.
No que respeita a cavaleiros, também há a registar importantes triunfos nacionais além-fronteiras neste fim-de-semana.
Rui Fernandes saíu em ombros no sábado em Morón de la Frontera (Sevilha), onde toiros da prestigiada ganadaria lusa de Passanha permitiram o absoluto triunfo dos três cavaleiros e o corte de um total de oito orelhas e um rabo. Rui Fernandes actuou nesta corrida a substituir Manuel Manzanares e foi premiado com uma orelha no primeiro toiro e duas no segundo. Alternava com Leonardo Hernández (orelha e duas orelhas) e Lea Vicens (duas orelhas e ovação).
Ontem, domingo, Rui Fernandes toureou em Guadalajara, onde foi silenciado no primeiro toiro e ovacionado no segundo, ambos da ganadaria de Luis Terrón, que sairam complicados. Completavam o cartel, outra vez, Leonardo Hernández (orelha e duas orelhas) e Lea Vicens (ovação e orelha).
Também o cavaleiro praticante David Gomes actuou este sábado em Espanha, em Monroy, onde cortou uma orelha no primeiro toiro com petição da segunda e foi ovacionado no segundo, perdendo mais uma orelha por ter estado mal na hora de matar.
E em Espanha continua também a tourear João Maria Branco: no sábado cortou uma orelha ao seu segundo toiro em Arcos de Jalón (Soria) e o presidente da corrida negou-lhe a segunda, apesar da forte petição por parte do público, não lhe permitindo sair em ombros. No primeiro, dera volta ao ruedo. Branco toureou mano-a-mano com o rejoneador Iván Magro (orelha no primeiro toiro e duas no segundo), que saíu em ombros. Os toiros pertenciam a António Palla.
Ontem, domingo, João M. Branco actuou em Ariza (Zaragoza), onde enfrentou dois novilhos de Marcelo Santalé. Deu volta no primeiro e cortou uma orelha no segundo. O jovem cavaleiro de Estremoz actuava ontem "mano-a-mano" com o novilheiro Fernando Plaza, que também cortou uma orelha.
A cavaleira Ana Rita, que continua também a somar triunfos em arenas de Espanha, pouco toureando no seu país (porquê?...) , actuou ontem em Peraleda de la Mata (Cáceres), cortando tr|es orelhas e saindo em ombros. A valorosa cavaleira portuguesa obteve duas orelhas no seu primeiro toiro e uma no segundo. Actuava como única cavaleira em tarde de praça esgotada, ao lado do matador Juan José Padilla (duas orelhas no primeiro toiro e duas orelhas e rabo no segundo) e o novilheiro Daniel Araújo (ovação). Os toiros eram da ganadaria Torrealta.
Fotos D.R. e Pedro Batalha/Arquivo