Merece destaque especial o sucesso alcançado pelo afamado director de corrida Rogério Jóia (foto ao lado) enquanto director da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP). Segundo revela na sua edição de sábado o jornal "A Bola", a ADoP está hoje "na linha da frente do combate ao doping e no seguimento das recomendações da Agência Mundial de Antidopagem (WADA) para uma protecção melhor do Desporto".
A luta contra o doping no futebol em Portugal tem agora uma nova arma, o passaporte biológico, segundo "A Bola", "um instrumento de vanguarda que permite detectar o uso de substâncias ilegais que melhoram o desempenho físico dos atletas" e que em breve vai ser introduzido nas competições profissionais.
A Autoridade Antidopagem de Portugal, dirigida por Rogério Jóia, começou já a recolher, durante a última semana, colheitas de sangue e urina para iniciar a elaboração de perfis biológicos. Segundo adianta "A Bola", o Benfica e o SC Braga já foram visitados, bem como o Sporting e o FC do Porto.
Hoje à tarde, Rogério Jóia vai apresentar os resultados do último ano do "seu" combate ao doping - a cerimónia ocorre a partir das 16h30 na sede da ADoP.
Fotos D.R.