segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Morreu o matador venezuelano "Diamante Negro"


O matador de toiros venezuelano Luis Sánchez Olivares "Diamante Negro" (na foto ao lado, em Las Ventas, Madrid, com António Bienvenida) morreu ontem, no primeiro dia do novo ano, com 89 anos de idade, no Hospital Central de Maracay, onde estava internado.
Natural de Ocumare del Tuy, fez o seu debute como novilheiro no ano de 1945 e apresentou-se em Espanha na praça de Logroño em Junho de 1948, actuando ainda sem alternativa em diversas arenas espanholas, como as de Madrid, Sevilha, San Sebastián, Córdoba e Azpeitia. Obteve um triunfo importante em Granada, que levou a que tomasse a alternativa nesta praça em 29 de Setembro desse mesmo ano de 1948, apadrinhado por Paquito Muñoz, com o testemunho de Manolo González, ante toiros de Félix Moreno Ardanuy, de Sevilha.
Regressou ainda em 1948 à Venezuela, já como matador de toiros, alternando com as grandes figuras da época, como Raúl Acha "Rovira", Luis Procuna, António Bienvenida, Luis Miguel Dominguín, Litri, Aparício, Calerito, António Ordoñez e César Girón, o rejoneador Ángel Peralta e muitos outros.
Depois de uma primeira retirada no ano de 1963, voltou às arenas em 1971 e competiu também com os grandes desse tempo, como Paco Camino, Dámaso González, Miguel Márquez e "Paquirri", despedindo-se finalmente em 1972 na praça venezuelana de San Cristóbal.
Que em paz descanse.

Foto D.R./aplausos.es