quinta-feira, 10 de agosto de 2017

Joaquim Veríssimo comemora hoje 30 anos de alternativa

Momentos da brilhante e digna carreira de Joaquim Veríssimo. Em baixo, a
edição da revista "Novo Burladero" de há 30 anos com a reportagem da
alternativa do cavaleiro de Beja



Natural de Beja, onde nasceu a 1 de Setembro de 1965, o cavaleiro Joaquim Veríssimo, já retirado das arenas, comemora hoje 30 anos de alternativa - e nós lembramos a efeméride em jeito de homenagem a quem foi, no seu tempo, um dos mais valorosos cavaleiros tauromáquicos do Alentejo.
Influenciado pela carreira do saudoso José Francisco Varela Crujo, que muito o apoiou, ensinou e incentivou, Veríssimo toureou várias corridas em França ao lado do seu mestre, depois de com apenas 9 anos de idade se ter estreado na praça de Moura.
A sonhada alternativa teve lugar na praça de toiros de Beja a 10 de Agosto de 1987, apadrinhado por João Moura, com o testemunho de Joaquim Bastinhas e dos grupos de forcados de Montemor e de Évora, tendo-se lidado nessa corrida toiros da ganadaria Varela Crujo.
Seu irmão, António João Veríssimo, foi durante muitos anos destacado elemento (rabejador) do Grupo de Forcados Amadores de Vila Franca.
Em data tão significativa para Joaquim Veríssimo, aqui o lembramos. 30 anos depois de se ter tornado cavaleiro de alternativa.

Fotos D.R. e Emílio de Jesus/Arquivo