segunda-feira, 28 de agosto de 2017

"Manolete" morreu há 70 anos em Linares

"Manolete" na praça de Linares na fatídica tarde de 28 de Agosto de 1947,
esperando pela saída à arena do toiro "Islero", quinto da corrida
As imagens da colhida fatal captadas pelo famoso Cano, falecido no ano passado
com 100 anos, único repórter que estava em Linares quando "Manolete" morreu
colhido pelo toiro "Islero" de Miura quando o estoqueava
O mítico toureiro no seu leito de morte
A actriz Lupe Sino, a paixão da sua vida, com quem nunca chegou a casar
"Manolete" na praça do Campo Pequeno com Carlos Arruza, numa foto célebre
do famoso repórter Lucílio Figueiredo
Jornais da época (Agosto de 1947) noticiando a morte
de "Manolete" e, em baixo, o polémico livro de Tico
Medina intitulado precisamente "O dia em que mataram
Manolete"
e que faz alusão às pressões que o toureiro
sentia e ao seu desejo de se retirar das arenas nesse ano


"O Monstro cordobés levava a morte escrita na cara antes de entrar no ruedo de Linares. Estava cansado de tourear, mas necessitava de uma morte de herói" - escreveu há cinco anos o jornal espanhol "ABC", no dia em que passavam exactamente 65 anos da sua trágica e fatal colhida. Hoje, 28 de Agosto, cumprem-se 70 anos sobre essa data. O famoso “Manolete”, de que este ano se assinala o centenário do nascimento, tinha 30 anos no que em que sofreu a colhida mortal.
Diz a lenda que Manuel Rodríguez Sánchez "Manolete" levava a morte escrita na cara quando nessa tarde chegou à praça de Linares. Que no seu traje de luces cabiam dois como ele, cada vez mais magro e branco que estava. Que levava anos jogando a vida nas arenas e queria finalmente parar, que no final da temporada cortaria a coleta e deixaria o toureio. Que "Islero", o Miura assassino que lhe roubou a vida nessa tarde, estava apartado para uma outra corrida em Murcia e não para ir ao seu encontro em Linares... Tudo isso está escrito no livro de Tico Medina, publicado no ano passado e intitulado precisamente “O dia em que mataram Manolete”.
"Que ganas tenho de que chegue Outubro", tinha repetido várias vezes, esperando pela hora de se retirar das arenas. A pressão tinha-se tornado insuportável para ele, com uma aficion cada vez mais exigente. "O público só está contente comigo se vou a caminho da enfermaria", dizia.
A Espanha e o mundo taurino ficaram em estado de choque há 70 anos. "Manolete" morreu em Linares, colhido por "Islero". Tinha um rosto cansado e uma aparência de homem mais velho, mas tinha nessa tarde, apenas e simplesmente, 30 anos de idade. Era a maior figura do toureio mundial. E tornou-se uma lenda.

Fotos Cano, Lucílio Figueiredo e D.R.