quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

Francisco Cortes contra decisão da Associação Tauromáquica de Estremoz de entregar a praça a Vasco Durão

Francisco Cortes: "Assim vai a nossa Festa..."
Corrida de homenagem aos 55 anos de alternativa de Mestre José Cortes encheu
pela primeira vez a praça de Estremoz desde a sua reinauguração. Em baixo, o
empresário Vasco Durão, a quem a praça acaba de ser entregue...

Francisco Maldonado Cortes reage revoltado à decisão da OPE-Associação Tauromáquica de Estremoz de entregar a exploração da praça de toiros da sua cidade no próximo ano de 2018 à empresa Verdadeira Festa, de Vasco Durão (foto ao lado). Declarações bombásticas.

"A praça de toiros de Estremoz registou a maior enchente, desde a sua reinauguração, em Setembro do ano passado, na corrida por nós organizada e onde se prestou homenagem aos 55 anos de alternativa de meu pai", recorda o cavaleiro Francisco Cortes. E acrescenta:
"A praça tinha sido entregue este ano ao empresário espanhol Carlos Zuñiga, que deu apenas a primeira corrida (mano-a-mano Ventura/Moura Jr.) e depois desistiu. Nós chegámos a acordo com essa tal Associação Tauromáquica de Estremoz, uma organização de dois porteiros de praças de toiros a quem a Câmara Municipal cedeu a exploração da praça, e demos a corrida de Setembro, que encheu e teve a maior moldura humana nas bancadas desde que a praça reabriu. Na altura, os dois senhores da dita associação aceitaram a minha proposta de dar as corridas no próximo ano, depois do êxito que alcançámos. Ainda recentemente os contactei e disseram-me que iam deixar passar a época de Natal e depois falaríamos, mas que em princípio estava tudo certo e conforme a nossa conversa a seguir à corrida de Setembro".
E depois...
"Qual o meu espanto quando anteontem fui confrontado com notícias nos sites de tauromaquia dando conta de que a praça tinha sido entregue à empresa de Vasco Durão... Não deram cavaco a ninguém, muito menos a mim, a quem tinha prometido que entregariam a praça depois do sucesso da nossa corrida do passado mês de Setembro... Não tenho absolutamente nada contra o emnpresário Vasco Durão, espero até que me contrate para a próxima temporada (risos), mas estou revoltado com a decisão da Associação Tauromáquica de Estremoz e tenho razões para isso. Nós enchemos a praça, que estava queimada, a nossa corrida foi a que registou uma maior enchente desde a reinauguração, prometeram-me que ma entregavam em 2018 e depois...".
E diz, a terminar:
"Não preciso de entrar em polémicas, nem quero entrar em polémicas, mas a verdade é que este caso demonstra bem como está e como vai a nossa Festa... Essa dita associação, repito, é composta por dois senhores que são porteiros em várias praças de toiros, entre as quais as de Vasco Durão. Existe há anos uma Tertúlia Tauromáquica em Estremoz, que organizou corridas em praças portáteis quando a praça esteve encerrada e que lutou anos a fio pela recuperação da nossa praça e que não foi vista nem achada em assunto algum relativo à exploração da praça de toiros. Esta associação a quem a Câmara entregou a praça é uma 'associação fantasma' sem representatividade no meio taurino, criada à pressa para servir de testa de ferro a quem verdadeiramente manda e decide sobre os destinos da nossa praça de toiros. Repito: não digo que esteja mal entregue a um empresário sério e credível como é o Vasco Durão, mas...".

Fotos Maria Mil-Homens