A empresa do Campo Pequeno fará na próxima quinta-feira, em cerimónia que terá lugar na arena (seguida do tradicional beberete), presidida pela Drª Paula Mattamouros Resende e por Rui Bento (foto ao lado) e com a presença da maioria das figuras já contratadas, a apresentação dos primeiros cartéis da temporada, com a particularidade de ser este ano a primeira vez que "mais elencos serão divulgados" nesta fase inicial da época.
Correndo tudo conforme está programado, vão ser já apresentados os cartéis dos meses de Abril, Maio, Junho, Julho e Agosto, ficando apenas por divulgar os elencos das duas corridas de Setembro e da última de Outubro, a gala à antiga portuguesa de encerramento do Abono/2018.
A abertura da temporada será, como já foi amplamente anunciado, a 5 de Abril, com cartel formado pelos cavaleiros Rui Fernandes, João Moura Júnior e João Ribeiro Telles e os forcados de Santarém e de Montemor, com toiros de António Silva (curro imponente).
A 28 de Abril (sábado) terá lugar a novilhada com três cavaleiros (António Prates, Ricardo Cravidão e Soraia Costa), três grupos de forcados (Amadores da Tertúlia Tauromáquica do Montijo, Amadores da Moita e Amadores da Arruda dos Vinhos) e quatro novilheiros, entre os quais Diogo Peseiro e Sérgio Nunes, lidando-se sete novilhos de distintas ganadarias. Será um dia em cheio na praça de toiros, já que a novilhada nocturna será antecedida, à tarde, por um treino público e comentado do Grupo de Forcados Amadores de Lisboa e pela exibição dos alunos da Academia de Toureio.
A segunda grande corrida do Abono será a 17 de Maio, com cartel também já confirmado: António Ribeiro Telles, Pablo Hermoso de Mendoza e a reaparição de Vitor Ribeiro, pegando o Grupo de Forcados de Lisboa e outro, devendo os toiros pertencer à ganadaria Ribeiro Telles.
Segue-se a 7 de Junho a corrida comemorativa dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura, que actuará ao lado de seus filhos João Moura Júnior e Miguel Moura e do seu sobrinho João Augusto Moura (novilheiro), não estando afastada a possibilidade de debutar em Lisboa o mais jovem dos toureiros da famosa dinastia, o amador Tomás Moura. Pegam três grupos de forcados alentejanos.
Vai também ser aunciado o cartel da corrida extra-Abono de 21 de Junho (seis cavaleiros, com presenças confirmadas de Marco José, Parreirita Cigano, Verónica Cabaço e Gonçalo Fernandes, que confirma a alternativa, mais dois cavaleiros e três grupos de forcados).
A empresa anunciará também nesta quinta-feira os cartéis de 5 e 19 de Julho, 2, 9 e 24 de Agosto (esta corrida será numa sexta-feira), onde se inserem dois elencos mistos, num deles actuando os matadores espanhóis Manzanares e Morante de la Puebla e noutro, muito provavelmente, António João Ferreira e Manuel Dias Gomes.
A corrida comemorativa dos 20 anos de alternativa de Rui Fernandes (com João Moura e Pablo Hermoso), bem como a do Emigrante, em que confirma a alternativa o cavaleiro David Gomes, farão também parte desta primeira parte da temporada a apresentar depois de amanhã.
Juan José Padilla fará a sua despedida do público português em Setembro e a presença de "El Juli" é também uma das hipóteses para um dos cartéis de 2018 em Lisboa.
Ao Campo Pequeno virão também as grandes figuras do toureio equestre nacional e no que respeita a rejoneadores espanhóis, para além de Pablo Hermoso de Mendoza e não estando ainda certo Diego Ventura, podem vir Andy Cartagena e Leonardo Hernández.
As corridas este ano no Campo Pequeno iniciam-se às 21h45 e decorrem sem intervalo. Como a empresa explicará na quinta-feira, trata-se de uma inovação que vai ser posta em prática nas primeiras corridas como experiência e que, caso não resulte, será posteriormente alterada.
Fotos D.R. e Emílio de Jesus

