quarta-feira, 14 de março de 2018

Rui Bento assinala esta temporada 30 anos de alternativa

Rui Bento despediu-se das arena sem 2000 em Salamanca
Momento histórico da alternativa de Rui Bento a 25 de Junho de 1988
na Monumental de Badajoz
Manzanares, Rui Bento e Paco Ojeda há 30 anos em Badajoz na tarde da
alternativa do então jovem matador português


Passam no próximo mês de Junho, no dia 25, 30 anos sobre a tarde em que o então jovem promissor toureiro nacional Rui Bento Vásquez recebeu a sua alternativa de matador de toiros na Monumental de Badajoz, apadrinhado pelo saudoso Manzanares com o testemunho de Paco Ojeda.
Era a tarde de 25 de Junho de 1988, o calor em Badajoz era insuportável e lidaram-se toiros da ganadaria de Marquês de Albayda. Nas bancadas da Monumental havia muito aficionado português a apoiar o seu novo matador.
Rui Bento, azarado com a espada na hora de matar, deu volta à arena no toiro do doutoramento e foi aplaudido no outro.
Manzanares escutou bronca no seu primeiro toiro e foi silenciado no segundo; Paco Ojeda, silenciado no primeiro, cortou as duas orelhas ao segundo e saíu em ombros.
Uma gravíssima cornada na praça de Orthez, em França, um mês depois da alternativa, obrigaria Rui Bento a uma paragem de dois anos.
O valoroso matador luso confirmou depois a alternativa em Madrid em 14 de Julho de 1992. Manteve-se no activo ainda vários anos, acabando por despedir-se das arenas em Salamanca, a cidade onde viveu vários anos, no ano de 2000. Para a História, fica a dignidade, a seriedade, a entrega de um multifacetado toureiro que foi grande com o capote, enorme com as bandarilhas e artista com a muleta.
Parabéns ao director de Actividades Tauromáquicas do Campo Pequeno pela passagem da efeméride que este ano se comemorará.

Fotos D.R.