Depois de uma semana intensa de derradeiras reuniões e conversações para ultimar a maioria dos cartéis da temporada do Campo Pequeno, que logo à tarde serão oficialmente apresentados, o director do Departamento de Tauromaquia da primeira praça do país, Rui Bento (foto ao lado), chegou ontem à noite a sua casa com o dever cumprido... mas também com algumas mágoas de última hora...
Feito o balanço, é caso para dizer que tudo o Bento levou, o seja, que os grandes cartéis da Temporada de Sonho têm todos eles motivos de sobra para constituirem grandes acontecimentos.
E Rui Bento (sempre em sintonia com a Administradora Drª Paula Mattamouros Resende) conseguiu mesmo, com algumas excepções, levar a Lisboa as maiores Figuras do toureio do momento.
Falta (outra vez) Diego Ventura, que à semelhança do que exigiu em Madrid, quis também encerrar-se em Lisboa com seis toiros. A sua vinda ao Campo Pequeno, onde não toureia há dois anos, não se concretizou nestes primeiros cartéis que vão hoje ser apresentados, mas não é ainda um "caso perdido": Ventura ainda pode vir em Setembro.
À última da hora (ontem à noite), pode ter ficado pelo caminho (notícia que não está ainda oficialmente confirmada) a já falada reaparição do cavaleiro Vitor Ribeiro, que deveria ocorrer na corrida de 17 de Maio com António Telles e Pablo Hermoso de Mendoza.
O director de Tauromaquia anunciará uma temporada altamente "torista", com ganadarias duras e de grande prestígio - uma aposta forte no toiro-toiro e na emoção - e também grandes novidades no que a grupos de forcados diz respeito.
Rui Bento falará também do aspecto negativo que constituiu a nega dada por alguns cavaleiros contactados para estarem em Lisboa, nomeadamente na corrida extra-abono de 21 de Junho, entre os quais Tito Semedo, Francisco Cortes e Paulo Jorge Santos e também o matador Manuel Dias Gomes, grande triunfador da corrida a pé de Setembro do ano passado e que declinou regressar ao Campo Pequeno na corrida mista que vai ser anunciada para 2 de Agosto.
Pela primeira vez, como esta semana referimos, vão ser apresentados hoje quase todos os elencos da temporada lisboeta e não ficará em aberto, como sucedeu em anos anteriores, nenhum cartel-mistério.
A empresa apresentará os cartéis de 5 de Abril (abertura da temporada com elenco já conhecido e composto por Rui Fernandes, João Moura Jr. e João Telles, forcados de Santarém e Montemor e toiros de António Silva); de 28 de Abril (sábado), a novilhada, em que farão a sua estreia na capital os jovens cavaleiros António Prates e Ricardo Cravidão; de 17 de Maio (António Telles, Pablo Hermoso de Mendoza, Vitor Ribeiro ou não e dois grupos de forcados, sendo um o de Lisboa, com toiros de Ribeiro Telles); a de 7 de Junho (comemoração dos 40 anos de alternativa do Maestro João Moura, que actuará ao lado dos filhos, João Moura Jr. e Miguel Moura e do sobrinho, o novilheiro João Augusto Moura, provavelmente com toiros da ganadaria Passanha e três grupos de forcados alentejanos); de 21 de Junho (corrida extra-abono com as presenças certas de Marco José, Parreirita Cigano, Verónica Cabaço e Gonçalo Fernandes, que confirma a alternativa); de 5 de Julho (um cavaleiro e duas máximas figuras do toureio a pé mundial, José Maria Manzanares e Morante de la Puebla); de 19 de Julho (cartel que só mais logo será divulgado); de 2 de Agosto (corrida mista com as cavaleiras Sónia Matias e Ana Batista e os matadores de toiros nacionais Nuno Casquinha e António João Ferreira); e de 9 de Agosto (Corrida do Emigrante com os cavaleiros Rui Salvador, António Brito Paes, Manuel Telles Bastos, Duarte Pinto e as confirmações de alternativa de Andrés Romero e de David Gomes, com três grupos de forcados e toiros de Vale Sorraia).
Por anunciar ficam apenas a terceira corrida do mês de Agosto, que pode realizar-se na sexta-feira, 24; as duas corridas de Setembro, nos dias 6 e 20 (podendo numa despedir-se Padilla e noutra ainda entrar Ventura); e a corrida de gala à antiga portuguesa de fecho da temporada, a 11 de Outubro, com seis cavaleiros e onde poderão repetir alguns dos triunfadores da primeira parte.
As corridas este ano iniciam-se um quarto de hora antes do que é habitual, às 21h45 e vão decorrer, numa fase experimental nos primeiros espectáculos, sem intervalo.
A maioria das Figuras que integram os cartéis que hoje serão anunciados marcarão presença na conferência de imprensa, incluindo o rejoneador espanhol Andrés Romero e na mesa da conferência de imprensa, para além da Drª Paula Mattamouros Resende, de Rui Bento e do Dr. Paulo Pereira, vai estar o Maestro João Moura, como figura central de uma Temporada de Sonho na qual comemorará os seus 40 anos de alternativa naquele que será um dos maiores acontecimentos do Abono de 2018.
Tudo a postos, portanto, para a grande apresentação de logo à tarde no Campo Pequeno, a que se seguirá, na arena, um beberete.
Fotos D.R. e Maria Mil-Homens

