João Fortunato, cabo dos Amadores de S. Manços (melhor grupo em praça) e António Prates (melhor lide) com os troféus merecidamente conquistados na grande corrida de sábado em São Manços |
Triunfos de António Prates e da ganadaria São Marcos, com volta à arena para o ganadeiro |
António Prates foi o triunfador absoluto da corrida de sábado em São Manços, que registou a maior enchente dos últimos anos na praça alentejana |
Luis Rouxinol empolgou o público com duas actuações ao seu melhor nível |
Vitor Ribeiro esteve também em grande plano nas duas lides |
Pelos Amadores de Santarém foram forcados de cara José Branco Fialho, Francisco Graciosa (a dobrar Hugo Santana) e António Goes |
A grande pega da noite foi a sexta, pelo cabo João Fortunato (S. Manços), tendo as outras duas pegas dos forcados da terra (fotos de cima) sido executadas por Jorge Valadas e José Quintas |
António Prates deu mais um destacado e importante passo em frente no passado sábado em São Manços, conquistando, com todo o merecimento, o prémio que estava em disputa para a melhor lide, numa noite em que competia com os veteranos Luis Rouxinol e Vitor Ribeiro.
A corrida de sábado registou a maior enchente dos últimos anos em São Manços, na praça "José Jacinto Branco", o que constituiu um êxito não só para os artistas, como para o empresário Rui Palma, dinâmico organizador deste espectáculo.
Lidaram-se imponentes toiros da ganadaria São Marcos, duros, a exigirem, a pedirem contas e a transmitir muita emoção, em nada facilitando, sobretudo no que aos forcados diz respeito. O ganadeiro deu uma volta à praça com Prates.
Rouxinol e Ribeiro estiveram em grande plano nos dois toiros dos seus lotes, mas a realidade é que o jovem António Prates esteve superior na lide do seu primeiro toiro, conquistando pelo seu valor, com a unanimidade do público, sem um protesto, o troféu para a melhor lide.
Disputava-se também um prémio para o melhor grupo de forcados em praça e a vitória coube, também muito merecidamente, aos Amadores de São Manços, em noite de competição com os Amadores de Santarém.
Foram forcados de cara pelo Grupo de Santarém José Branco Fialho (à segunda), Francisco Graciosa (a emendar Hugo Santana) e António Goes (à primeira).
Pelos de São Manços, pegaram Jorge Valadas (à primeira), José Quintas (à terceira, com uma grande ajuda de Diogo Rodrigues, tendo saído lesionado Luis Teles, primeiro ajuda) e o cabo João Fortunato, que executou a grande pega da noite.
Agostinho Borges dirigiu bem esta grande corrida, estando assessorado pelo médico veterinário Dr. Carlos Santana.
Fotos Maria Mil-Homens