quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Cartaxo: os primeiros nomes para a Corrida do Tomate a 1 de Maio


Da nova empresa do Cartaxo recebemos os primeiros nomes para a tradicional Corrida do Tomate, a 1 de Maio, que este ano se realiza naquela praça, por ser um dos concelhos produtores de tomate e porque há organizações importantes ali sediadas.
Diz a empresa (Manuel Jorge de Oliveira e Luis Miguel Pombeiro) que será um “cartel diferente, fora do repetitivo e dos mesmos nomes, para que o público saiba distinguir e possa ver Figuras confirmadas a alternar com jovens e outros com menos oportunidades, mas com toureio e argumentos superiores a muitos outros”.
Assim, os primeiros nomes são a cavaleira de Salvaterra de Magos, Ana Batista, figura incontestável e sempre atracção principal onde quer que toureie; Manuel Ribeiro Telles Bastos, um dos nomes do toureio clássico que se tem afirmado ano após ano toureando todo o tipo de toiros sem imposições, mas defendendo a linha de um toureio verdadeiro e puro; e Paulo Jorge Santos, o cavaleiro de Vila Franca de Xira que tem tido mais oportunidades em Espanha que no seu país, mas que mantém acesa a chama de se consagrar, toureando com arte e emoção e nunca defraudando o público dando sempre a cara.
Ficam já estes três primeiros nomes, mas a corrida será de seis cavaleiros que se propuseram o desafio de enfrentar seis terroríficos toiros de José Luis Vasconcelos e Sousa d’Andrade e um concurso de pegas que estará a cargo dos Amadores do Ribatejo, Amadores da Chamusca e Amadores do Cartaxo.
“O Cartaxo vai inovar e vai ser diferente! Figuras a alternarem com jovens que se afirmam. Toiros sérios e fora do facilitismo e do faz de conta”, promete a nova empresa.

Foto D.R.