domingo, 24 de fevereiro de 2019

Joaquim Bastinhas e forcados que morreram nas arenas foram ontem homenageados no Campo Pequeno

Momento de grande emoção: a homenagem que os toureiros fizeram questão
de render ontem à memória de Joaquim Bastinhas ao início do Festival Taurino
do Dia da Tauromaquia no Campo Pequeno
A direcção da ANGF - Tiago Prestes, José Potier e José Luis Gomes - com a
Drª Paula Mattamouros Resende e Rui Bento quando entregavam para colocação
no Museu o Galardão Prestrígio com os forcados foram distinguidos em 2017.
Em baixo, familiares de alguns dos forcados que perderam a vida nas arenas
 e a administradora do Campo Pequeno exibindo o quadro com os nomes de
todos e o Forcado que perpectuará as suas memórias no Museu da primeira
praça de toiros do país


No final das cortesias do Festival do Dia da Tauromaquia, ontem no Campo Pequeno, os oito cavaleiros que actuavam - António Telles, Rui Salvador, Luis Rouxinol, Rui Fernandes, Filipe Gonçalves, João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha - entraram na arena trazendo uma lona redonda com uma imagem do saudoso Joaquim Bastinhas, que depositaram no centro da arena.
Bandarilheiros e forcados acercaram-se da imagem e prestou-se ali uma sentida, bonita e muito emotiva homenagem à memória do grande cavaleiro que nos deixou no último dia do ano passado e que tantas e tantas vezes galvanizou o público nesta mesma arena. O público aplaudiu de pé a memória e a figura incontornável do nosso querido Bastinhas.
Antes, tinha já sido guardado um respeitoso minuto de silêncio a lembrar todos aqueles que nos deixaram nos últimos meses, entre os quais também Joaquim Bastinhas e o nosso querido companheiro de trabalho Emílio de Jesus e também os forcados Carlos Patrício Álvares "Chaubet" e José Carlos de Matos, a ganadeira Dª Isabel Palha, o apoderado Francisco Penedo, o mestre de equitação Dr. Filipe Graciosa e o embolador João Aleluia.
Também a Associação Nacional de Grupos de Forcados rendeu ontem na arena da praça uma significativa homenagem aos forcados que perderam a vida a pegar toiros, fazendo à administração da praça de toiros a entrega de um quadro com os nomes de todos e de um Forcado que perpectuará para sempre as suas memórias no Museu do Campo Pequeno. Por não ter ainda o seu museu próprio, a ANGF entregou também ao Museu o Galardão Prestígio com a instituição foi distinguida em 2017, o ano do 125º aniversário da praça de toiros de Lisboa.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.