sábado, 10 de julho de 2021

João Cortesão na Azambuja a 30 de Maio: a última corrida

Depois do primeiro internamento hospitalar, no início do ano, João Cortesão fez a sua reaparição na corrida de 30 de Maio na praça da Azambuja - e foi também o seu adeus à Festa que tanto amava e tão bem defendeu ao longo de anos e anos.

O calor era imenso e por duas vezes sentiu-se-mal, sendo socorrido pelos Bombeiros. Ao quarto toiro, depois das lides a cavalo de Ana Batista, João Moura Caetano (que lhe brindou a sua lide), Duarte Pinto e Joaquim Brito Paes, o nosso João abandonou a praça com a ajuda de um bombeiro e do bandarilheiro Joaquim Oliveira e foi para casa, conduzido pelo amigo com quem viera.

No dia seguinte, 1 de Junho, escreveu aquela que foi a sua última crónica do blog "Sortes de Gaiola", por si criado e de que era chefe de Redacção:

"Ainda com alguma debilidade, fui à Azambuja refazer-me da aficion, portuguesismo e embebedar-me de técnica de toureio, boa equitação e arte...".

E acrescentava:

"O calor e a longa viagem cansaram-me demasiado, ao ponto de ter abandonado a corrida ao quarto toiro".

O nosso querido João foi esta tarde a sepultar no Cemitério de Ançã - onde já descansa em paz.

Prestamos-lhe mais uma homenagem - e todas serão sempre poucas - recordando aqui as fotos da aos reaparição. Que foi também, e infelizmente, uma despedida.

Até sempre!

Fotos M. Alvarenga