segunda-feira, 16 de agosto de 2021

António Telles em estado de coma induzido: toureiro está livre de perigo

Última Hora - É estável o estado clínico de António Ribeiro Telles e os médicos consideram que está livre de perigo, muito embora não arrisquem mais prognósticos até que passem as primeiras 24 horas sobre o grave acidente de que foi vítima ontem à tarde na praça de toiros de Reguengos de Monsaraz. O toureiro encontra-se sedado e entubado, em estado de coma induzido - que é um processo natural nestes casos.

O Dr. Carlos Ferreira, reputado médico ortopedista e há muitos anos médico dos toureiros, tem estado em contacto com o serviço de neurologia do Hospital do Espírito Santo, em Évora, onde António continua internado e neste momento está a ser equacionada, como ontem aqui noticiámos, a sua transferência para Lisboa, para o Hospital dos SAMS, com o qual a Associação Nacional de Toureiros assinou recentemente uma nova parceria.

As informações que conseguimos apurar confirmam que o famoso cavaleiro foi muito bem assistido e estabilizado na enfermaria da praça de toiros pelo Dr. António Peças e pela sua equipa que prestava serviço na corrida de ontem - e que isso foi decisivo. Posteriormente, António Telles foi também muito bem assistido pela equipa que o recebeu no Hospital de Évora. As nossas fontes adiantam mesmo que se o caso fosse muito grave teria sido transportado de helicóptero para o Hospital de São José em Lisboa - o que não aconteceu.

O Mestre do toureio a cavalo recuperou os sentidos na enfermaria, bastante exaltado, mas sofreu uma paragem cardiorespiratória quando era entubado, de que recuperou. Foi sedado e entubado e assim se encontra ainda desde ontem, processamento que é apontado como normal nestas situações, para que se possa ir avaliando a evolução do estado clínico do doente, mantendo-o adormecido.

Nos primeiros exames (TAC) feitos ontem, foi diagnosticado um forte traumatismo craniano (contusão cerebral), mas também um pequeno derrame, que vai ser hoje reavaliado num novo TAC.

Embora as informações não estejam a ser muito claras e a família esteja mesmo alarmada com toda a situação, o "Farpas" tem estado em contacto com Nuno Pardal, presidente da Associação Nacional de Toureiros e do Fundo de Assistência, que está em cima do acontecimento e em contacto permanente com o Dr. Carlos Ferreira e podemos tranquilizar de algum modo os leitores e todos os amigos do toureiro: a situação não é fácil, mas o nosso António está aparentemente livre de perigo. Aguarda-se agora a evolução do seu estado nas próximas horas.

Foto Emílio de Jesus/Arquivo