Morante de la Puebla vai estar amanhã na Golegã na cerimónia de inauguração do busto do saudoso Ricardo Chibanga - que ele próprio ofereceu à autarquia em jeito de homenagem e em nome do enorme apreço e admiração que tinha pelo grande toureiro moçambicano, que ali viveu toda a sua vida.
O génio do toureio a pé vai ser recebido de manhã nos Paços do Concelho, onde o presidente José Veiga Maltez o honrará com a atribuição da Medalha de Mérito do Município da Golegã , procedendo-se depois ao acto de inauguração do busto de Chibanga na esquina do Café Central, muito próximo da estátua que perpetua para sempre a memória do grande Manuel dos Santos.
Morante de la Puebla, que acaba de ser galardoado com o importante Troféu "Manolete" como triunfador absoluto da Feira de Linares - onde cortou um rabo no passado sábado -, vai estar presente na primeira grande corrida da Feira da Moita no próximo dia 14 de Setembro.
Amanhã, também, será inaugurada na Golegã a Rua José Tinoca, outra homenagem da Câmara Municipal a um dos toureiro mais famosos da terra. Tinoca, recorde-se, integrou com Manuel Badajoz e Manuel Barreto a célebre Quadrilha Maravilha de Manuel dos Santos e foi um dos mestres de Ricardo Chibanga quando ele veio de Moçambique para cumprir o sonho de ser matador de toiros.
Foto D.R./Loyjor SL
José Tinoca, Morante de la Puebla e Ricardo Chibanga em 2019 numa tenta em casa do ganadeiro Manuel Veiga. Dias depois, Chibanga sofreria o AVC de que não mais recuperou |
A célebre Quadrilha Maravilha de Manuel dos Santos: José Tinoca, Manuel Badajoz e Manuel Barreto |
Campo Pequeno: Manuel dos Santos, Ricardo Chibanga e José Tinoca |