terça-feira, 17 de agosto de 2021

Estado clínico de António Telles permanece estável e médicos admitem começar hoje a reduzir os sedativos

Primeiríssima figura do toureio equestre, António Ribeiro
Telles, de 58 anos, sofreu ao longo da sua brilhante carreira
várias colhidas, como esta em Vila Franca no ano de 2017,
mas nenhuma tão grave como a de domingo passado em
Reguengos de Monsaraz

O Hospital do Espírito Santo, em Évora, ainda não emitiu, como ontem se esperava, nenhum comunicado dando conta da evolução do estado clínico do cavaleiro António Ribeiro Telles, de 58 anos, que ali permanece internado ainda em estado de coma induzido depois de no domingo ter sofrido uma violenta colhida na praça de toiros de Reguengos de Monsaraz quando lidava o segundo toiro do seu lote, da ganadaria Mata-o-Demo, propriedade dos irmãos Carreira.

Segundo as informações que obtivemos esta manhã, o estado de António é estável e regista até uma evolução favorável, admitindo os médicos começar durante o dia a diminuir a sedação por forma a acordá-lo e avaliar mais seguramente o seu estado clínico. O famoso cavaleiro sofreu um forte traumatismo craniano e quando era assistido na enfermaria pelo Dr. António Peças chegou mesmo a sofrer uma preocupante paragem cardiorespiratória, de que, graças a Deus, recuperou.

Segundo o "Correio da Manhã" desta terça-feira, que dedica ao acidente de Reguengos uma página, "as próximas horas serão fundamentais para apurar o estado de saúde" de António Ribeiro Telles e para avaliar com maior rigor "se sofreu sequelas".

Aparentemente e segundo as últimas notícias de ontem, o TAC a que António foi sujeito descartou a existência de sequelas a nível do cérebro, mas revelou a existência de um coágulo que os médicos esperam venha a ser absorvido, pelo que o prognóstico é ainda reservado, embora, graças a Deus, esteja livre de perigo e em franca recuperação. Durante o dia de hoje, como atrás referimos, os médicos admitem vir a diminuir os sedativos por forma a acordar o doente e melhor poder fazer uma avaliação segura do seu estado.

António Ribeiro Telles, primeiríssima figura do toureio equestre, estava anunciado para actuar esta tarde em Coruche, onde vai ser substituído, como anunciámos ontem, por seu sobrinho João Ribeiro Telles. Na véspera do acidente em Reguengos, toureara em Alcochete.

Filho do saudoso Mestre David Ribeiro Telles, ainda e sempre uma das maiores referências do toureio a cavalo a nível mundial, António Ribeiro Telles estreou-se em público a 12 de Abril de 1975 na praça de Salvaterra de Magos, prestou provas para cavaleiro praticante em Vila Viçosa a 9 de Setembro de 1979 e tomou a alternativa no Campo Pequeno, apadrinhado por seu pai, a 21 de Junho de 1983.

É pai do também cavaleiro tauromáquico (praticante) António Telles, irmãos dos antigos cavaleiros João e Manuel Ribeiro Telles e tio dos cavaleiros João Ribeiro Telles, Manuel Telles Bastos e Tristão Ribeiro Telles (cavaleiro amador) e do bandarilheiro António Telles Bastos, que é membro da sua quadrilha.

Força, António!

Fotos Maria Mil-Homens/Arquivo e Frederico Henriques