Realizam-se amanhã, quarta-feira 25, em Santarém, as cerimónias fúnebres de Carlos da Gama Empis, que foi quinto cabo dos Amadores de Santarém (de 1979 a 1981), cavaleiro tauromáquico e apoderado de várias figuras do toureio equestre, entre as quais João Moura, Emídio Pinto, João Salgueiro, Vitor Ribeiro e Tomás Pinto.
O saudoso Carlos Empis, uma das figuras mais simpáticas, mais emblemáticas e mais queridas do nosso meio tauromáquico - que foi também co-organizador das duas edições da Feira do Toiro em Santarém - morreu na última sexta-feira aos 72 anos, vítima de um acidente quando lavava a sua carrinha de caixa aberto na garagem de um amigo em Muge, tropeçando e caindo no chão, onde bateu com a cabeça. O INEM confirmou o óbito no local.
Carlos Empis fardou-se de forcado pela última vez (foto de cima) a 6 de Junho de 2015 na Monumental de Santarém na corrida do centenário do seu grupo de forcados, onde rabejou o último toiro da tarde, fazendo recordar os seus tempos de ouro.
Era casado com Maria do Rosário Camões e pai de dois filhos, Francisco e Maria - a quem expressamos uma vez mais, bem como a toda a ilustre Família enlutada e ao GFA de Santarém, as nossas mais sentidas condolências.
O corpo de Carlos Empis chegará amanhã pelas 10h00 à Igreja de Nossa Senhora de Marvila (foto de baixo) em Santarém, onde será celebrada uma missa às 11h30, rumando depois ao Crematório de Santarém, onde terá lugar uma cerimónia reservada à Família.
Que em paz descanse.
Fotos Emílio de Jesus/Arquivo e D.R.