sábado, 4 de setembro de 2021

Amanhã em Montemor: vamos lembrar um grande Forcado, um sério Empresário, um Homem bom!

Simão José Nunes Gomes Comenda nasceu em Montemor-o-Novo a 21/08/1940, estreou-se no Grupo de Forcados Amadores de Montemor em Vila Viçosa em Setembro de 1957, tornando-se um histórico rabejador de renome internacional. Foi elemento activo do grupo durante 14 anos, despedindo-se numa cernelha com António José Zuzarte em 1971, com um toiro da ganadaria Palha

Pegou toiros nos quatro continentes, integrou o Grupo de Forcados que foi pela primeira vez ao México em 1970, com o objectivo de demonstrar o que era o Forcado Amador e a partir daí começaram a formar-se Grupos de Forcados também no México - que se mantêm até aos dias de hoje. Após a sua despedida actuou em várias seleções de antigos forcados.

Era também empresário da praça de toiros de Montemor juntamente com Paulo Vacas de Carvalho e um aficionado de excelência. Deixou-nos este ano, no dia 2 de Fevereiro, com 80 anos, vítima da maldita pandemia - e deixou também a tauromaquia mais pobre. Foi um grande Forcado, um sério e criterioso empresário. E, acima de tudo, um Homem bom - de que todos gostavam e que todos respeitavam.

É esta grande Figura do mundo tauromáquico que amanhã, domingo 5 de Setembro, todos vamos recordar e homenagear na sua terra natal e na sua praça. Num dia particularmente significativo para o seu Grupo de Montemor, em que se despede das arenas o cabo António Vacas de Carvalho, passando o testemunho a António Cortes Pena Monteiro, outro grande forcado de dinastia, neto e sobrinho, respectivamente, dos antigos cabos João Cortes e José Maria Cortes.

O Grupo de Montemor actuará em solitário, como manda a tradição nesta data. E o cartel não podia ser melhor: João Moura Jr., João Ribeiro Telles e Francisco Palha e seis toiros da séria e temida ganadaria São Torcato.

Montemor volta a ser Praça Cheia!

Foto M. Alvarenga