sexta-feira, 15 de abril de 2022

21 de Julho: João Salgueiro na corrida inaugural da temporada no Campo Pequeno

Ultimamente afastado das arenas, mas já anunciado esta temporada para três corridas nas praças do Cartaxo, de Coruche e de Angra de Heroísmo, o cavaleiro João Salgueiro participará a 21 de Julho na corrida de inauguração da temporada do Campo Pequeno, que será de gala à antiga portuguesa e na qual toma a alternativa uma das mais firmes promessas da nova geração de cavaleiros, Joaquim Brito Paes - revelou hoje ao "Farpas" o empresário Luis Miguel Pombeiro, gestor taurino da primeira praça do país.

A corrida será de seis cavaleiros e vai ter representantes de três das mais emblemáticas dinastias de cavaleiros nacionais, estando certa a participação do grupo de forcados Amadores de Lisboa, que reparte cartel com um ou dois grupos por designar. Lidar-se-à um imponente curro de toiros da ganadaria de António Raul Brito Paes.

Entrevistado hoje pelo jornal "Correio da Manhã" (recorte em baixo), Luis Miguel Pombeiro adianta que, para já, estão quatro corridas agendadas para a temporada lisboeta: a inaugural a 21 de Julho, a de homenagem aos emigrantes a 4 de Agosto (seis cavaleiros), a comemorativa dos 130 anos de inauguração da praça a 18 de Agosto (mista e em que actua o matador espanhol Morante de la Puebla e se presta homenagem a vários vultos da Cultura que sempre estiveram ao lado da Tauromaquia) e a de encerramento a 8 de Setembro.

Pombeiro adianta ao "CM" que estarão presentes este ano em Lisboa "várias dinastias" e refere estas: Salgueiro, Ribeiro Telles, Moura, Bastinhas e Pinto.

O "Farpas" pode adiantar que da dinastia Salgueiro estão contratados João Salgueiro e seu filho João Salgueiro da Costa; da dinastia Ribeiro Telles, até ao momento, está apenas contratado o jovem cavaleiro praticante António R. Telles (filho), que fará este ano a sua apresentação no Campo Pequeno; e da dinastia Moura, o único que está até agora certo na Catedral é Miguel Moura.

No que a toureiros espanhóis diz respeito, o empresário confirmou ao "Farpas" as presenças do matador Morante de la Puebla (que pode actuar a 18 de Agosto como único espada, ao lado de dois cavaleiros, ou com um matador português) e dos rejoneadores Pablo Hermoso de Mendoza e Andrés Romero.

Luis Miguel Pombeiro esclarece que o cartel de 8 de Setembro, com Pablo Hermoso de Mendoza, não está ainda rematado, não se confirmando, portanto, como tínhamos noticiado ontem, a presença de Duarte Pinto nessa corrida. "De momento e para essa corrida está apenas certa a presença de Pablo Hermoso, não estando ainda definidos quem serão os dois cavaleiros que com ele vão alternar", adianta o empresário.

Questionado sobre as sua expectativas para este ano, com o aliviar da pandemia, Luis Miguel Pombeiro diz ao "Correio da Manhã" que "embora agora tenhamos a guerra a condicionar o bolso dos portugueses, será também o ano do regresso dos emigrantes e do turismo a Lisboa e estamos a trabalhar para o acréscimo significativo de público". O empresário confessa que está "optimista", mas "com alguma apreensão".

Foto D.R.