![]() |
| "El Juli" na primeira corrida da Feira da Moita "mano-a-mano" com João Ribeiro Telles |
Exclusivo "Farpas" - O empresário Ricardo Levesinho já tem rematados os dois primeiros cartéis da Feira da Moita em Setembro, que vai estar composta por quatro corridas de toiros (uma mista, outra de matadores e duas à portuguesa), podendo ainda incluir uma novilhada no primeiro dia (segunda-feira 12).
Uma vez mais, a Tauroleve aposta em força no toureio a pé indo ao encontro dos desejos da aficion moitense, estando contratadas duas figuras máximas do toureio espanhol - "El Juli" e António Ferrera - e dois dos matadores lusos que estão "na berra", Joaquim Ribeiro "Cuqui" e João Silva "Juanito". Morante de la Puebla (que Levesinho tem contratado para Outubro em Vila Franca) foi um dos nomes que também esteve sobre a mesa para a Feira da Moita, mas não tem data disponível.
Assim, a primeira corrida da Feira da Moita, a do Município, na terça-feira 13 de Setembro, vai ser um "mano-a-mano" entre o cavaleiro João Ribeiro Telles e o matador "El Juli"; e na quarta-feira 14, na corrida dos matadores, actuarão o espanhol António Ferrera e os portugueses "Cuqui" e "Juanito".
Na quinta-feira 15 será a tradicional corrida à portuguesa que terá um cartel de alto nível com três cavaleiros, não estando afastada a hipótese de ser encabeçado por Rui Fernandes (grande triunfador nesta corrida em 2021) e de repetir João Telles, que estaria assim em duas das quatro corridas da Moita, sendo certa nessa noite, e como manda a tradição, a actuação em solitário dos forcados do Aposento da Moita.
Para sexta-feira 16, Ricardo Levesinho projecta uma corrida de seis cavaleiros - e tem sobre a mesa vários nomes - e que marcará a mudança de cabo do grupo de Amadores da Moita.
Entretanto e como já foi anunciado, a corrida da Feira de Maio (sábado, dia 21) não terá este ano o formato habitual, sendo a encerrona do matador moitense "Cuqui" com seis toiros de Palha, festejo que está a ter grande adesão do público, realizando-se ainda no domingo 22 uma novilhada.
Ricardo Levesinho projectava ainda para o mês de Julho (dia 15) uma corrida de gala à antiga portuguesa comemorativa do 72º aniversário da inauguração da praça "Daniel do Nascimento", mas terá cancelado esse espectáculo depois de um acordo de cavalheiros com Luis Miguel Pombeiro, gestor taurino do Campo Pequeno, para não prejudicar a corrida inaugural da temporada lisboeta, que terá lugar a 21 de Julho (uma semana depois) e será também de gala à antiga portuguesa.
Mais novidades da Moita em breve.
Fotos Luis Sánchez Olmedo/cultoro.es e M. Alvarenga
![]() |
| "Cuqui" com seis Palhas na Moita a 21 de Maio |


