sexta-feira, 1 de abril de 2022

"Cartel desconcertante e inesperado" na abertura da temporada em Lisboa

"Com este cartel, o Campo Pequeno vai encher até às bandeiras",
prevê Luis Miguel Pombeiro

"Vai ser de arromba e é para esgotar o Campo Pequeno, digam bem ou digam mal, gostem ou não gostem!" - arrisca o empresário Luis Miguel Pombeiro, ao anunciar um festejo "completamente inesperado e fora do normal" para abrir a temporada em Lisboa a 21 de Julho, data para que chegou a estar agendada uma gala à antiga portuguesa que, segundo o empresário, passa para 18 de Agosto, dia da celebração dos 130 anos da inauguração da Catedral do Toureio Português.

Os elencos possíveis com as primeiras figuras estão completamente "esgotados" e "não há nada de novo para anunciar e encher o Campo Pequeno, depois de todas as praças já terem realizado nessa altura as corridas possíveis com os cartéis impossíveis", afirma Pombeiro, justificando a razão por que optou por "um cartel completamente diferente e que ninguém esperava".

Será uma novilhada e vão lidar-se seis novilhos-toiros da ganadaria Murteira Grave para um elenco "desconcertante e que ninguém esperava", mas que Pombeiro acredita poder "esgotar a Catedral".

Actuam a cavalo Álvarito Bronze e Filipe Vinhais e a pé, Parreirita Cigano (que corta a coleta e se despede das arenas), Paco Duarte, Fernando Guarany e Miguel Alvarenga - que reaparece na primeira praça do país depois de no ano de 1976 ali ter actuado - e triunfado! - em seis tardes em garraiadas. Não está ainda designado o grupo de forcados.

Guarany estará a tarde toda à porta do Campo Pequeno dentro de um caixão, recriando a sua célebre faceta de 1977, e Paco Duarte estará também na porta principal da Monumental de Lisboa vestido de toureiro e com os mesmos cartazes que em 1978 exibiu à porta da Monumental de Madrid quando ali permaneceu quase um mês, dia e noite, a pedir uma oportunidade para tourear na primeira praça do mundo.

"Não tenho a mínima dúvida de que com este cartel, gostem ou não gostem, vamos conseguir esgotar o Campo Pequeno na primeira corrida da temporada", prevê Pombeiro. E nós também!

Fotos Fernando Clemente e D.R.

Parreirita Cigano corta a coleta no Campo Pequeno

Paco Duarte preparando-se para a reaparição em Lisboa
Fernando Guarany em 1977 quando esteve um mês à porta
do Campo Pequeno
Miguel Alvarenga em 1976 no Campo Pequeno na 1ª Garraiada
do CDS, ano em que actuou seis tardes em Lisboa