Moura/Telles: triunfal mano-a-mano na Ilha Terceira |
As fotos da corrida que este sábado se realizou na Ilha Terceira, na Monumental de Angra do Heroísmo, com três terços das bancadas preenchidos e na qual se comemorou o 15º aniversário da fundação do grupo de forcados Amadores do Ramo Grande.
Lidaram-se cinco toiros da ganadaria Passanha e um (primeiro da ordem) de Rego Botelho e actuaram mano-a-mano os cavaleiros João Moura Jr. e João Ribeiro Telles, duas máximas figuras da nova vaga de cavaleiros nacionais, tendo Moura ganho o prémio que estava em disputa para a melhor lide, apesar de ambos terem protagonizado momentos que ficam na memória de todos os aficionados presentes.
O prémio para a melhor pega contemplou Luis Sousa, do grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense (terceira pega da tarde), havendo ainda a registar como uma das grandes pegas da corrida a de Manuel Pires, cabo dos Amadores do Ramo Grande, ao quarto toiro da ordem, ambas à primeira tentativa.
Pelos Amadores da Tertúlia Tauromáquica Terceirense pegaram ainda Francisco Matos, à primeira; e Bernardo Belerique, também à primeira.
Pelos do Ramo Grande foram também caras Alex Rocha Amaro (segunda pega da tarde), à quarta tentativa, que se despediu das arenas; e Luis Valadão, à sua segunda tentativa, que foi a quarta, no sexto toiro, a dobrar César Pires, que se lesionou no ombro esquerdo depois de duas tentativas.
A corrida foi bem dirigida por Mário Martins.
Fotos António Valinho, Paulo Gil e Fernando Pavão
Primeira pega concretizada à primeira por Francisco Matos, do grupo da Tertúlia Tauromáquica Terceirense |
Alex Rocha, histórico forcado do Grupo do Ramo Grande, disse adeus às arenas (na foto, com o cabo Manuel Pires) pegando à quarta o segundo toiro da corrida |
Terceira pega, vencedora do troféu em disputa, foi consumada à primeira por Luis Sousa (Tertúlia T. Terceirense) |
A grande pega de Manuel Pires, cabo do GFA do Ramo Grande, à primeira tentativa, ao quarto toiro da tarde |
Bernardo Belerique (Tertúlia T. Terceirense) na quinta pega da corrida, ao primeiro intento |
Último toiro foi pegado à quarta por Luis Valadão (Ramo Grande) a dobrar César Pires, que se lesionou num ombro após duas tentativas |