segunda-feira, 4 de julho de 2022

"Juanito": tarde grande em Vila Franca!

Miguel Alvarenga - Não estive em Vila Franca ontem. Tive pena, pelo que depois me contaram. Não é, obviamente, uma crónica que aqui fica de uma corrida que não vi. São pedaços soltos, apenas, dos ecos que me chegaram.

"Foi uma verdadeira festa da Tauromaquia! Arte, valor, emoção e muita verdade. Tantas corridas 'históricas', tantas corridas 'foi bom'... e quando chegam momentos destes, faz-nos acreditar que tudo vale a pena e que ainda conseguimos ver algo assim... os toureiros com uma entrega e um querer ganhar, ganadeiros com produtos extraordinários e um público e um ambiente único!". Estas palavras são do empresário Ricardo Levesinho e, embora longe, em terras de Viseu, cheio de pena, repito, de não ter estado na "Palha Blanco", creio que espelham e resumem bem o que ontem à tarde se passou na praça de Vila Franca, no regresso do Colete Encarnado depois de dois anos de pandemia.

Outros ecos me chegaram. "Juanito" (fotos de cima) voltou em grande à praça da sua gloriosa encerrona em Outubro passado. Vila Franca aplaudiu-o como a um ídolo. E ele correspondeu às expectativas como um consagrado. É, continua a ser, indiscutivelmente, a nova estrela do toureio a pé de Portugal. E o toureiro que começa a arrastar público às praças.

Faena histórica, contam-me, ao primeiro toiro do seu lote, o "Piloto" de Murteira Grave, premiado com volta à arena do ganadeiro, outra vez lado-a-lado com "Juanito", como em Outubro do ano passado.

O segundo Grave de "Juanito" era mais complicado e ele deu-lhe a volta, demonstrando, contam-me, toda a arte de grande lidador - que o trouxe de novo para a ribalta.

Praça cheia, vitória do empresário, vitória, também, do público aficionado de Vila Franca. E mais que isso, prova provada de que, afinal, ainda há Toureiros que levam público às praças!

Daniel Luque também em grande. Duas voltas à arena no seu segundo toiro, depois de o primeiro não lhe ter dado grandes opções, ao que me relatam. É um toureiro em ebulição, vive um momento de muito esplendor, não me admira que tenha entusiasmado uma aficion tão exigente como a da "Palha Blanco".

E a cavalo, mais uma tarde de grande competição entre a dupla do momento. João Ribeiro Telles a reafirmar o momento alto que vive. Toureio de verdade frente aos dois exemplares de Canas Vigouroux, explosão maior no segundo com o "Ilusionista" naqueles ferros de parar corações.

E Francisco Palha enorme, contam-me e confirmo pelas fotos brilhantes de Pedro Batalha e da Maria João Mil-Homens. Uma boa actuação no primeiro toiro, uma lição de cátedra no segundo, com o seu toureio de emoção e alto risco, público em alvoroço nas bancadas, duas voltas à arena.

Parabéns também ao glorioso Grupo de Vila Franca. Quatro pegas grandes aos toiros de Canas Vigouroux, pelo cabo Vasco Pereira (à segunda), por Guilherme Dotti, Pedro Silva e David Moreira (grande Forcado, que se despediu), os três à primeira.

Corrida dirigida com o acerto usual por João Cantinho, assessorado pelo médico veterinário Jorge Moreira da Silva.

Que pena não ter estado em Vila Franca!

Fotos D.R., João Silva, Pedro Batalha e Maria Mil-Homens

Telles/Palha - a parelha do momento!