sábado, 16 de julho de 2022

"Roma não perdoa a traidores": Toiros & Tauromaquia continua de pedra e cal em Alcochete

António e Margarida continuam ao leme da praça de Alcochete,
honrando e dignificando o trabalho de seu Pai (foto de baixo),
o saudoso António Manuel Cardoso (Nené)

Última Hora“Roma não perdoa a traidores” - uma máxima de sempre, que vem dos tempos antigos e se aplica que nem uma luva ao caso em questão. É que, como dizia Camões, “alguns traidores houve algumas vezes”… Mas Deus escreveu sempre direito por linhas tortas.

A empresa Toiros & Tauromaquia, histórica gestora da praça, ganhou o (estranho) concurso para adjudicação da mesma, mantendo-se assim nos comandos da carismática e tão castiça praça de toiros de Alcochete os jovens e empreendedores Margarida Cardoso e António José Cardoso, filhos do empresário que durante muitos anos escreveu a letras de ouro a História daquele tauródromo, o nosso querido e saudoso António Manuel Cardoso, que todos conheciam carinhosamente por Nené.


Foi esta a justa - e merecida - decisão da empresa proprietária da praça, a Neptal, composta por dez sócios e que decidiu manter na gestão da mesma os jovens empresários.


Houve mais duas candidaturas. Estranhas, como estranho foi tudo o que se passou. Uma composta por dois ex-cabos do GFA de Alcochete, João Pedro Bolota e Vasco Pinto. Outra apresentada pelo empresário Albino Caçoete, diz-se que associado a João Ventura, pai do rejoneador Diego Ventura.


Os empresários tradicionais não concorreram. Deram um exemplo solidário de respeito e consideração pelo trabalho dos companheiros Margarida e António. Em equipa que vence, não se mexe.


A Toiros & Tauromaquia prossegue assim a sua caminhada em prol da Festa e em prol da aficion de Alcochete. Como tinha que ser. Como nunca devia deixar de ser.


Fotos M. Alvarenga e Emílio de Jesus/Arquivo