sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Tourada em Vila do Conde: ainda não será desta...

Inicialmente anunciada para 23 de Julho e depois adiada para 7 de Agosto (próximo domingo), ainda não é desta que se realizará a tourada em Ferreiró, no concelho de Vila do Conde. O empresário Paulo Pessoa de Carvalho e a associação Juntos pelo Mundo Rural, organizadores da eventual corrida de toiros, emitiram esta noite um comunicado que passamos a transcrever na íntegra:

A Associação Juntos pelo Mundo Rural e o empresário tauromáquico Paulo Pessoa de Carvalho (PPC) vêm informar todos os aficionados que o assunto que tem sido falado nos últimos dias, a corrida de toiros em Ferreiró, concelho de Vila do Conde, não se irá realizar no imediato como gostaríamos e como seria natural num país democrático e respeitador da lei, mas sê-lo-á em momento oportuno.


Nesta altura, resta-nos informar de forma resumida o que se passou até ao momento e fazemo-lo linhas abaixo, relatando a cronologia de todos os acontecimentos e apresentando as conclusões do mesmo, para que todos saibam o que se passou mas que fiquem com uma certeza, não foi agora, mas sê-lo-á em breve!


Informamos ainda que os bilhetes adquiridos serão devolvidos a todos aqueles que o queiram, nos locais onde foram adquiridos ou no próximo domingo entre as 15h00 e as 19h00 na praça de toiros instalada em Ferreiró. Todos aqueles que assim não o entenderem, informamos que esse mesmo dinheiro será para a reposição da legalidade e da verdade nos tribunais.

 

Cronologia dos acontecimentos:

 

I. A Associação Juntos pelo Mundo Rural e o empresário tauromáquico PPC tinham agendado uma corrida de touros para Ferreiró para o dia 23.07.2022 e, depois, reagendada para o dia 07.08.2022.

II. O referido evento cultural Corrida de Toiros foi aprovado pelas autoridades competentes e foram asseguradas todas as condições para a sua realização.

III. Acontece que, como a mesma se ia realizar num recinto itinerante, foi solicitado à Câmara Municipal de Vila do Conde o licenciamento do recinto e tão só e apenas do recinto, pois que a autorização da realização do evento cultural não compete à Câmara Municipal.

IVA Associação Juntos pelo Mundo Rural e o empresário tauromáquico PPC cumpriram a legalidade. O Presidente da Câmara Municipal indeferiu ilegalmente o licenciamento do recinto.

V. Para poder realizar a corrida nas referidas datas a PPC recorreu aos Tribunais, no entanto, o Tribunal, no acto de verdadeira denegação da justiça, não apreciou as ilegalidades, nem decidiu sobre as mesmas.

VI. Tal circunstância impede-nos de realizar de momento a corrida de toiros agendada.

VII. A Associação Juntos pelo Mundo Rural e o empresário tauromáquico PPC informam que irão realizar a corrida de toiros em Vila do Conde noutra data a anunciar.

VIII. Entretanto irão agir judicialmente responsabilizando e demandando quem de direito e não desistirão, pois que Portugal é um Estado de Direito, as Corridas de Toiros estão consagradas na lei e na Constituição e são a realização do direito à cultura de um Povo.

 

Conclusão e futuro:


1 - A Associação Juntos pelo Mundo Rural e o empresário tauromáquico PPC, foram impedidos, ilegalmente, pelo presidente da Câmara de Vila do Conde de realizar a corrida organizada para Ferreiró - Vila do Conde.

2 - Após recurso aos Tribunais, através de processos de Intimação de Proteção de Direitos e Garantias e Providência Cautelar, tivemos como resultado dos Tribunais, a sua total demissão das funções não decidindo em tempo útil, ou seja, nada decidiram!

3 - A Associação Juntos pelo Mundo Rural e o empresário PPC, não vão desistir e vão exigir a reposição da verdade, bem como, iremos exigir as responsabilidades desta ausência de decisão.

Tudo faremos para dentro da lei portuguesa realizar a corrida de toiros em Vila do Conde.

 

Juntos pelo Mundo Rural

Paulo Pessoa de Carvalho