segunda-feira, 16 de janeiro de 2023

Jovens alunos visitaram o museu Ramagens, Ouro e Prata de Alter do Chão


As turmas do 12º ano C/D dos Cursos de Turismo Equestre e Turismo Ambiental e Rural da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Alter do Chão, acompanhados das docentes Sandra Ferreira e Inês Beirão estiveram de visita ao Ramagens, Ouro e Prata – Tauromaquia, o museu tauromáquico de Alter do Chão.

Este espaço dedicado ao coleccionismo taurino reúne espólio com três séculos de existência, onde a vertente tauromáquica pode ser apreciada nas várias componentes de artistas tauromáquicos (cavaleiros, bandarilheiros, picadores, matadores de toiros e forcados), emboladores, empresários e ganadeiros. As obras de arte no campo da literatura, discografia, pintura e escultura também ali estão representadas, representando uma mais-valia do mesmo.

Durante a visita, recebidos pelo Prof. Marco Gomes (fotos), responsável pelo magnífico espaço, os alunos além de apreciarem as peças expostas tiveram oportunidade de escutarem o trajecto da tauromaquia desde século XVIII até ao presente, e de serem esclarecidos sobre o ataque que é perpetrado por alguns grupos extremistas e radicais de anti-taurinos, que mais não querem do que em nome de uma falácia demover os jovens do gosto por uma arte que faz parte da nossa cultura. 

Assim, Marco António Gomes falou abertamente de todas as mentiras que são anunciadas e esclareceu da forma como o toiro é bem tratado ao longo da sua vida, durante a sua permanência numa praça de toiros e qual o destino final.

Por se tratar de alunos de Turismo Equestre e Ambiental e Ecológica, a gestão de ecossistemas e a biodiversidade que é vivida numa ganadaria foi falada no sentido de aportar uma benesse para o planeta Terra, bem como o turismo taurino que em Espanha já está fortemente implementado com visita às ganadarias e que em Portugal começa a dar os primeiros passos, sendo a ganadaria Murteira Grave exímia nesse percurso.

O responsável pelo museu Ramagens, Ouro e Prata – Tauromaquia informou também os presentes de algumas das suas iniciativas como a Gala da Tauromaquia, que voltará após os anos de pandemia, o regresso do concurso Vem Tourear, o encontro de Bandas Taurinas com pasodobles. Foram também informados que o espaço encerrará dia 26 de Abril para renovação de espólio, prevendo reabrir durante o mês de Maio.

Fotos D.R./Ramagens, Ouro e Prata-Tauromaquia