quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

Morreu o bandarilheiro Manuel Lopes

Manuel Lopes, à direita, com o apoderado João Duarte
e o cavaleiro Frederico Cunha

Com 88 anos (faria 89 no próximo dia 1 de Abril), morreu hoje o antigo novilheiro e bandarilheiro Manuel Rodrigues Lopes, natural de Vale Figueira, Santarém.

Apresentou-se como amador na praça de Reguengos de Monsaraz a 1 de Julho de 1959, foi-lhe concedida a categoria de novilheiro em 10 de Março de 1967 e em 20 de Julho de 1969 prestou provas para bandarilheiro praticante na praça de toiros da Nazaré, onde tomou a alternativa no ano seguinte a 22 de Agosto.

Integrou as quadrilhas de vários cavaleiros e matadores de toiros, sendo com o cavaleiro Frederico Cunha e com o matador Fernando dos Santos que mais vezes toureou. Nos últimos anos de actividade, actuou frequentemente na agora extinta praça de toiros de Albufeira como bandarilheiro residente da empresa de Fernando dos Santos.

A 29 de Maio de 1977 integrou a quadrilha de Fernando Guarany quando este se apresentou no Campo Pequeno depois de ter estado um mês à porta da praça a pedir uma oportunidade para ali actuar. Na foto de baixo, Manuel Lopes é o primeiro da esquerda, ao lado de António Gregório, de Guarany, do apoderado Vidal Patrício e de António Martins Batata.

O corpo de Manuel Lopes estará amanhã, quinta-feira, em câmara ardente na Igreja de Linda-a-Velha, realizando-se o funeral na sexta-feira para o Cemitério local.

À Família enlutada endereçamos as mais sentidas condolências.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.