Marcos Bastinhas (na foto de cima, o grande ferro da tarde!) partiu o quadro, rebentou com a escala e foi dele a diferença na corrida que ontem à tarde esgotou a lotação da Arena D'Almeirim. Brilhante nos dois ferros compridos, dando a vantagem ao toiro, deixando-o vir, depressa ficou sem ele, manso, refugiado nas tábuas (exemplar da ganadaria do Engº Jorge de Carvalho que nem parecia seu... e foi ontem a ovelha negra do rebanho...), sem lhe dar as mínima hipóteses de triunfar.
Mas Bastinhas inventou um toiro, foi-se a ele "para se matar", pisando os terrenos impossíveis da verdade, onde as coisas ardem e cravou dois únicos ferros curtos de arrepiar, os melhores da corrida, a demonstrar as ganas e a moral com que está a iniciar esta temporada, um ano em que promete apertar com todos. Depois foi embora, saltou do cavalo, não havia mesmo mais nada a fazer - mas tinha ficado tudo feito. Triunfador máximo de uma tarde de enorme ambiente, em que ninguém esteve mal, mas onde ele foi quem esteve acima da média, de todas as médias.
Mara Pimenta teve uma alternativa triunfal frente a um bom toiro de Passanha; Luis Rouxinol esteve superior com outro toiro aceitável e bem apresentado de Santa Maria; Ana Batista, com o cavalo de ferro Pablo Hermoso, protagonizou uma das melhores actuações que lhe vimos nos últimos anos com um toiro muito sério de Condessa de Sobral (que ganhou o prémio de bravura); João Moura Jr. pôs a carne no assador com um exemplar exigente e imponente da ganadaria Casa Prudêncio (prémio apresentação), triunfando com a força do costume; e Francisco Palha, com um toiro mais complicado e pouco franco de Varela Crujo, jogou tudo depois da apoteose de Bastinhas, numa lide de altíssimo nível também.
Pegas rijas dos Amadores de Santarém (António Queiroz e Mello à segunda, uma boa cernelha por João Manoel e Francisco Paulos, e uma grande pega à primeira por Caetano Gallego) e dos Amadores de Coruche (João Mesquita ao segundo intento, João Prates à primeira e Tiago Gonçalves também à primeira, naquela que foi a grande pega da tarde).
A corrida foi bem dirigida por José Soares, que esteve assessorado pelo médico veterinário José Luis da Cruz.
Mais logo, ao longo deste dia de segunda-feira, não perca todas as grandes reportagens desta magnífica corrida - uma importante jornada que muito engrandeceu a Festa e a Monumental de Almeirim.
Logo pela manhã, veja as sequências das seis pegas. Depois, não perca a detalhada análise de Miguel Alvarenga, os Momentos de Glória protagonizados pelos seis cavaleiros e as fotos dos Famosos numa praça esgotada e com um ambiente único.
Fotos M. Alvarenga
Alternativa triunfal de Mara Pimenta com um bom toiro de Passanha |
Maestria de Rouxinol frente ao toiro de Santa Maria |
Ana Batista empolgou tudo e todos frente a um toiro sério de Condessa de Sobral (prémio bravura) |
Moura Jr. em lide notável com o toiro de Prudêncio (prémio apresentação) |
Francisco Palha brilhante com o toiro de Varela Crujo |