terça-feira, 18 de abril de 2023

Alter e Sobral de hoje a uma semana: 25 de Abril nas arenas... sem cravos vermelhuscos

Um dos imponentes toiros de Joaquim Brito Paes para Alter e,
em baixo, Uceda Leal, figura de Espanha que de hoje a uma 
semana actuará no festival de Sobral de Monte Agraço

Pode haver cravas (de bilhetes...), mas cravos não há certamente nos dois festejos taurinos que se realizam todos os anos no feriado nacional de 25 de Abril (de hoje a uma semana) nas praças de Alter do Chão e de Sobral de Monte Agraço e onde, apesar da coincidência da data, tais espectáculos não têm, nem nunca tiveram, nada a ver com comemorações da revolução...

O dia 25 de Abril é o dia de feriado municipal em Alter do Chão - desde sempre e mesmo antes dos capitães terem eleito essa data para derrubar o Estado Novo.

E em Sobral de Monte Agraço, há muitos anos, também, que esta é a data tradicional do seu festival taurino, comemorativo este ano do 25º aniversário da Tertúlia Tauromáquica Sobralense.

Apesar de coincidirem há muitos anos na mesma data, os dois festejos têm públicos diferentes e não se prejudicam um ao outro. Em Alter é sempre uma corrida à portuguesa com três figuras do toureio equestre; em Sobral há todos os anos uma forte componente de toureio a pé, o que torna o festival um dos mais atractivos do início de cada temporada.

Este ano em Alter do Chão, o empresário Américo Rolo montou um cartel de alta competição com os cavaleiros Francisco Palha, Miguel Moura e João Salgueiro da Costa e os forcados de Santarém e Montemor, com seis imponentes e sérios toiros de Joaquim Brito Paes.

Em Sobral de Monte Agraço, José Luis Gomes voltou a apostar no toureio a pé com as presenças de uma primeira figura espanhola, José Uceda Leal, do matador luso Manuel Dias Gomes e do promissor novilheiro praticante Gonçalo Alves, estando a parte à portuguesa a cargo de dois cavaleiros consagrados, João Moura Caetano e Manuel Telles Bastos, e de dois jovens, Joaquim Brito Paes e o praticante Diogo Oliveira. Um cartel bem rematado e de todo o interesse, com as presenças dos grupos de forcados de Lisboa e Académicos de Elvas e com novilhos-toiros de Charrua, Falé Filipe e Irmãos Moura Caetano.

Os aficionados celebram o seu outro 25 de Abril de hoje a oito dias nas praças de Alter e de Sobral.

Fotos D.R.