Jaime Amante - A 5ª Comissão da Câmara dos Deputados da Colômbia arquivou ontem o projecto de lei, apresentado pela deputada Andrea Padilla, que tentava proibir as corridas de toiros e as típicas "corralejas" no país.
Por sua vez a deputada Ana Rogelia Monsalve pediu o arquivamento da proposta de lei, ao considerar que a mesma era irresponsável, pois em momento algum foram consultadas as comunidades do interior colombiano e voltou a reafirmar o impacto negativo que teria nas economias locais a todos os níveis.
A continuidade das corridas de toiros foi aprovada com 11 votos a favor e 9 contra.
Foi o terceiro debate no Poder Legislativo colombiano e a candidatura que visava proibir toda a actividade taurina na Colômbia, voltou a perder.
Desta forma, e com uma forte mensagem, a Praça de Toiros de Santa Maria em Bogotá (foto de baixo) poderá voltar a dar toiros no decorrer da temporada 2023/2024.
O trabalho da Corporación Libertad Taurina de Colômbia foi fundamental para o resultado final que contou desde o seu primeiro momento com o apoio do Maestro César Rincón.
Assim, as corridas de toiros na Colômbia e principalmente em Bogotá, voltam a estar sobre a gestão e amparo do coletivo taurino colombiano.
Foto D.R.