Embora ainda sem confirmação oficial por parte da empresa Toiros com Arte, o site touroeouro.com (que mantém por enquanto algumas anomalias e não está ainda a 100 por cento depois do brutal ataque que sofreu o mês passado) adiantou esta semana os três elencos da temporada em Coruche - e, segundo apurámos, deverá ter acertado em cheio. Porque, segundo as várias fontes que entretanto contactámos, serão esses mesmos os três cartéis de 2023 na capital do Sorraia.
A primeira corrida é a 20 de Maio com toiros de São Torcato e cartel formado pelos cavaleiros Luis Rouxinol, Manuel Telles Bastos e Miguel Moura.
Para 24 de Junho, a empresa montou um atractivo e inédito mano-a-mano entre os veteranos João Moura e João Salgueiro (ambos na foto de cima) com toiros da exigente ganadaria Veiga Teixeira. Se a memória não nos atraiçoa, este será a primeira vez que os dois Maestros se defrontam num "duelo". Foram grandes competidores nos seus tempos áureos, mas nunca terão actuado mano-a-mano.
O "Farpas" sabe que esteve inicialmente em agenda um mano-a-mano João Moura-António Ribeiro Telles, que acabou por ficar inviabilizado pela inexistência de acordo entre os empresários e o apoderado de António e de seu filho, Bernardo Figueiredo.
Por fim, na tradicional corrida de 17 de Agosto, com toiros da ganadaria Dr. António Silva, actuam João Moura Júnior, Marcos Bastinhas e Francisco Palha.
Segundo o touroeouro.com, mas aqui, muito provavelmente, não se confirmará a notícia, seria o Grupo de Forcados Amadores de Coruche a pegar em solitário as três corridas da temporada.
Em suma, pode dizer-se que os novos empresários da praça de Coruche, Jorge Dias e Samuel Silva (foto de baixo), acabaram por levar o barco a bom porto e por formar interessantes elencos, depois da contrariedade surgida com a não contratação dos cavaleiros da terra, António Telles e seu filho António e João Ribeiro Telles.
Fotos M. Alvarenga