![]() |
Dinis & Solange estão de volta |
Ainda não totalmente a 100 por cento - clica-se e informam-nos "page not found" (página não encontrada...), mas depois clicamos em Pesquisar e lá aparece finalmente -, o site "Touro e Ouro" regressou ontem à estratosfera depois de ter estado mais de duas semanas inactivo, mercê do ataque brutal que sofreu na madrugada de 20 de Março.
No seu Editorial, a Directora Solange Pinto lamenta o "ataque à traição" de que o site foi vítima e que destruiu todos os conteúdos de 12 anos da sua existência, atribuindo a obra a "alguém cujos valores são baixos e obscuros" e avisando que "aos que se incomodaram a agir na penumbra, apenas resta esperar as consequências".
"Escrever dando a cara em qualquer praça de toiros é agora, e mais que nunca, um acto de coragem, de convicção, de maturidade e de persistência" - considera Solange Pinto.
Ainda no seu Editorial, a Directora homenageia a memória do nosso querido e saudoso amigo e companheiro João Cortesão, afirmando que certamente já teria expressado a sua solidariedade pela paragem que foram obrigados a fazer depois do "vil ataque"; e agradece a Miguel Alvarenga pelas notícias que aqui foram saindo dando conta do andamento da situação e por lhe ter colocado o "Farpas" à disposição, "como nos velhos tempos", se assim o entendesse.
Pela parte que nos toca e apesar de nem sempre estarmos de acordo e de até termos sido variadas vezes alvo de indirectas e mesmo directas pela pena de Solange, voltamos a expressar-lhe - e ao João Dinis - a nossa inteira solidariedade pelo momento difícil que viveram e congratulamo-nos pelo facto de o terem conseguido superar e ultrapassar e por estarem de volta.
João Dinis, repórter fotográfico do site, afirma, por seu turno, que "as autoridades encarregues da investigação deste crime em breve dar-nos-ão notícias, que partilharemos convosco assim que possível". Recorde-se que na última semana, na página do site da rede social Facebook, já tinha sido revelado que existem pistas que apontam para que este ataque ao "Toiro e Ouro" não tenha tido cariz anti-taurino, o que deixa suspeitas de que pode ter origem no próprio meio tauromáquico...
Neste regresso às lides, o "Touro e Ouro" passa em revista os últimos festejos da temporada que se efectuaram enquanto esteve inactivo, nomeadamente a novilhada e o festival de 25 e 26 de Março na "Palha Blanco" e a corrida de domingo passado em Almeirim.
"A Bela e o Monstro", referindo-se à cavaleira Mara Pimenta (que tomou nessa tarde a alternativa) e ao promotor Rui Bento (que não lhes facultou a entrada na praça, tendo ambos adquirido bilhetes) é o título da crónica de Solange sobre a tarde de lotação esgotada em Almeirim, na qual reafirma o ódiozinho de estimação ao antigo gestor do Campo Pequeno e coloca mesmo algumas picardias no seu escrito...
Sobre Luis Rouxinol (apoderado por Bento), escreve que esteve "apenas e só a cumprir"; sobre João Moura Jr. (apoderado por Francisco Mendonça Mira, outro dos ódios de estimação da Directora), escreve apenas que teve "boa actuação"; e até desvaloriza a memorável actuação de Marcos Bastinhas, triunfador máximo da corrida com um toiro manso e ilidável do Engº Jorge de Carvalho, escrevendo que cravou "dois bons compridos a dar vantagens aos toiros e dois impressionantes curtos e ponto", considerando que "foi bom, mas demasiado pouco para quem paga dezenas de euros para estar na bancada".
Resumindo e concluindo: o "Toiro e Ouro" voltou e que seja benvindo de novo - e ponto. Voltou com inovação gráfica, mas idêntica à de muitos outros sites. Mas os ódiozinhos - pessoais - da nossa Solange, esses permanecem intactos e iguais - com renovação até mais expressiva do que a do próprio site.
E protejam-se! Não vá o diabo tecê-las outra vez!
Fotos "Touro e Ouro"