Última Hora - Confirmam-se os rumores que andavam nos últimos dias no ar e que nas últimas 24 horas tiraram o sono ao empresário Luis Miguel Pombeiro: o matador Morante de la Puebla, atractivo principal do cartel da corrida de amanhã, não vem tourear ao Campo Pequeno por se ter ressentido da lesão que sofreu no pulso direito no passado dia 2 de Julho por colhida em Vila Franca de Xira.
Morante tem desde essa data toureado em algumas corridas em Espanha e faltado a outras. O matador de La Puebla del Rio tem passado as últimas semanas em Portugal, na Marinha Grande, onde neste momento se encontra, em casa de Pedro Marques, seu apoderado. Esta manhã foi observado por um médico especialista, que confirmou a impossibilidade de tourear já amanhã em Lisboa, dado o agravamento da lesão.
Pedro Marques vai emitir esta tarde um comunicado e enviar o respectivo atestado médico ao empresário Luis Miguel Pombeiro - estando já neste momento confirmado que não poderá mesmo actuar amanhã no Campo Pequeno.
Luis M. Pombeiro ainda não comunicou oficialmente a ausência de Morante por estar a aguardar a chegada do atestado médico e procura neste momento, em conjunto com os responsáveis do canal OneToro (que transmite em directo as duas corridas da Feira Taurina de Lisboa), uma alternativa para substituir a ausência do toureiro - um plano B que não se prevê muito fácil.
Recorde-se que o cartel inicial previa as presenças amanhã no Campo Pequeno, além dos cavaleiros Moura Caetano e Marcos Bastinhas e dos Forcados de Lisboa, dos matadores espanhóis Morante de la Puebla e Cayetano Rivera Ordoñez. Este último foi substituído pelo português Manuel Dias Gomes depois de ter sofrido também uma lesão no pulso que o impede de tourear durante seis semanas.
Não se prevê tarefa nada fácil encontrar nesta momento, a quase 24 horas da corrida, um substituto da craveira de Morante de la Puebla. Remendar este cartel, já de si alterado, não é o que melhor podia ter acontecido ao empresário Pombeiro...
Em declarações prestadas esta manhã à imprensa, o empresário recordou que constituiu "um enorme esforço" conseguir "reunir máximas figuras em dois cartéis atractivos e bem diversificados", considerando que se trata de "uma feira curta, mas forte".
Pombeiro não tem culpa que Cayetano tenha fracturado um pulso e não possa vir. Nem tem culpa que o mesmo tenha acontecido a Morante. São azares a mais, mas são apenas azares. Vai ficar para sempre a boa intenção e o esforço do empresário. Lamentando-se que não tenho conseguido alcançar os seus objectivos.
Vamos aguardar pelas notícias que surgirão esta tarde.
Foto M. Alvarenga