Com a praça do Campo Pequeno cheia, com uma impressionante moldura humana nas bancadas, as cortesias evocativas das Touradas Reais antecederam ontem a última grande corrida da temporada na capital, contando com a Charanga da GNR, bem como com todos os intervenientes - pagens, porta-estandartes, etc. - trajados a rigor, numa organização da empresa Ovação e Palmas e de António de Paula Lopes Herds., empresa fundada em 1800 e que desde sempre forneceu o guarda-roupa e todos os adereços, incluindo os dois coches, para estas corridas de gala à antiga portuguesa.
O majestoso cortejo foi um importante postal das tradições portuguesas, já que a corrida estava a ser transmitida em directo para todo o mundo (96 países que já aderiram ao canal) pelo OneToro, novo canal de televisão espanhol.
A figura do neto foi ontem interpretado pela cavaleira tauromáquica amadora Mariana Avó.
Depois da entrada em cena dos dois coches transportando os seis cavaleiros da corrida, o Cortejo Real terminou, como sempre (fotos em baixo) com a entrada em praça dos forcados com a irrequieta mula (desta vez, não tanto quanto isso), trazendo as caixas com as bandarilhas para os toureiros.
Ficam as fotos do sempre apreciado cortejo de gala à antiga portuguesa. Já a seguir, não perca as sequências das seis grandes pegas aos toiros de Charrua pelos forcados do Aposento da Moita e de Cascais; e, depois das 20h00, leia a detalhada análise de Miguel Alvarenga.
Fotos M. Alvarenga