O consagrado Grupo de Forcados Amadores de Lisboa (a comemorar nesta temporada o seu 79º aniversário) chega esta quinta-feira à sua praça do Campo Pequeno na primeira corrida (mista) da Feira Taurina da capital para pegar os três toiros da ganadaria Irmãos Moura Caetano lidados a cavalo (um a duo) por João Moura Caetano e Marcos Bastinhas, laureado por um triunfo na passada sexta-feira em Estremoz, onde pegou os seus três toiros de Silva Herculano à primeira tentativa, na corrida de homenagem ao Maestro João Moura.
Foram forcados de cara (fotos de baixo) Duarte Nascimento, Duarte Mira e Nuno Fitas. No final, o GFA de Lisboa foi galardoado com o prémio de melhor grupo em praça, troféu com o nome do antigo elemento Pedro Sepúlveda da Fonseca (na foto de cima, com o cabo Pedro M. Gomes, fazendo a entrega do prémio). O outro troféu em disputa, que honrava o nome do também antigo forcado do grupo José Rocha Maldonado, foi ganho pelos Amadores de Monforte (primeira pega, ao segundo toiro da corrida).
Antes da corrida de sexta-feira em Estremoz, foi prestada homenagem à memória e colocada uma placa na praça recordando dois grandes forcados do Grupo de Lisboa, António Venâncio Lapa e José Caraça. Na foto de baixo, o cabo Pedro Maria Gomes junto à placa.
Fotos José Canhoto e D.R.
O cabo Pedro Maria Gomes junto à placa de homenagem aos antigos forcados A. Lapa e José Caraça. Em baixo, as três pegas à primeira na passada sexta-feira em Estremoz |