domingo, 5 de janeiro de 2025

Distinguido pelo "Sector 1": Borja Jiménez engrandeceu aficion em Lisboa

Patrícia Sardinha, Borja Jiménez, João Queiroz e Joaquim Grave

“Se torea como se es”, dizia Juan Belmonte e é um facto. Borja Jiménez, além do enorme toureiro que é, revelou-se ontem, 3 de Janeiro, como uma extraordinária pessoa aos olhos dos aficionados portugueses que com ele partilharam de um serão taurino de grande nível.

A iniciativa, a cabo do nonagenário Grupo Tauromáquico "Sector 1", decorreu no Hotel Roma em Lisboa, e contou com uma sala cheia de grandes e bons aficionados que foram testemunhas de um evento de categoria a marcar o início do ano 2025 com elevado nível taurino.

Salientar a presença de muitas das tertúlias e grupos taurinos da grande Lisboa, como o Real Club Tauromáquico, Real Tertúlia D. Miguel, Tertúlia Valores & Tradições, Tertúlia A Mexicana e a nóvel Tertúlia Tauromáquica Azeitonense, que se fizeram representar com vários elementos, demonstrando o peso da presença de Borja Jiménez em Lisboa mas também o respeito e a união que vigora entre estas colectividades.

A distinção aconteceu a propósito da temporada de excelência que o espanhol protagonizou a nível global em 2024, entre Espanha, França, México, mas também pelas três tardes de grandes faenas em Mourão, Angra do Heroísmo e Nazaré, onde actuou no ano transacto.

Patrícia Sardinha, presidente do "Sector 1", fez as honras da casa enaltecendo a trajectória de Borja Jiménez, dando também o toureiro como exemplo de resiliência e perseverança, já que após vários anos ‘encostado’, não desistiu e deu finalmente o salto em 2023, sendo actualmente uma das grandes figuras do toureio, muito requisitado para as principais feiras e praças taurinas do mundo. Foi ainda oferecido ao toureiro em nome do "Sector 1", uma bonita pintura da autoria de António Martín Maqueda, pintor sevilhano que cedo se radicou em Portugal e dedicou grande parte das suas obras à tauromaquia, tornando-se inclusive escritor taurino na área.

Após um agradável repasto, realizou-se um dos momentos altos da noite, uma conferência dirigida ‘al alimón’ pelo crítico tauromáquico João Queiroz e pelo ganadero Dr. Joaquim Grave, na qual Borja Jiménez protagonizou ‘faena’ de duas orelhas e rabo. Uma conversa a três de grande qualidade, que abordou o percurso do toureiro, com questões pertinentes e respostas de quem é seguro, inteligente e que respira toureio por todos os poros.

Borja Jiménez veio assim a Lisboa revelar o verdadeiro exemplo do ‘ser toureiro’, do que é ter categoria e simplicidade ao mesmo tempo, de uma simpatia e disponibilidade para todos, sem nunca perder a grandeza de ser já considerado uma Figura do toureiro.

Um evento inesquecível!

Fotos D.R. e Fernando Clemente

Elísio Summavielle, Nuno Casquinha, Cláudia Biscaya Fraga,
Borja Jiménez, Isabel Viçoso, Rui Bento e Rui Pedro Cordeiro