quinta-feira, 9 de janeiro de 2025

Morreu José Cardal, antigo sócio de Manuel dos Santos no Campo Pequeno

José Cardal, à direita na foto, com Manolo Escudero e Manuel
dos Santos na praça da Figueira da Foz

Miguel Alvarenga - Era um gentleman, um português de gema e um grande profissional da área da publicidade. Um Senhor. Excelente e dedicado marido, pai presente e afectuoso, amigo de verdade dos seus amigos, José Henrique Coelho da Silva Cardal morreu ontem em Lisboa, tinha 94 anos, estava há alguns anos já algo debilitado por ter sofrido um acidente vascular cerebral.

Os taurinos de hoje não o conheceram, provavelmente nem sabem quem foi - José Cardal foi durante muitos anos sócio e um dos grande pilares da Sociedade Campo Pequeno, então gerida pelo grande Manuel dos Santos e de que faziam também parte Américo Pena, Alfredo Ovelha e José Agostinho dos Santos.

José Cardal não era um grande entendido em tauromaquia - mas sabe ia como poucos da arte da promoção e da publicidade. E foi nesse campo e nessa área que teve a maior importância no seio sociedade que geriu nos anos 60 não apenas a praça do Campo Pequeno, como muitas outras do país.

Depois da morte de Manuel dos Santos e Manolo Escudero (ex-moço de espadas do famoso matador e que na empresa era o seu mais fiel funcionário) em Fevereiro de 1973 num desastre de viação, José Cardal continuou no Campo Pequeno ao lado de Manuel Jorge Diez dos Santos e Américo Pena e, mais tarde, ali se manteve como sócio do novo empresário Manuel Gonçalves.

Depois de afastado das lides tauromáquicas, manteve durante muitos anos a sua empresa de publicidade num prédio do Largo do Campo Pequeno, defronte da praça de toiros e foi também proprietário de um barco que promovia jantares em luxuoso ambiente no rio, a empresa denominava-se "Lisboa Vista do Tejo" e realizaram-se a bordo alguns jantares da Real Tertúlia D. Miguel I - de que José Cardal era Sócio de Honra.

Conheci José Cardal nos meus tempos de rapazinho que queria escrever de toiros, quando em 1972 passei a frequentar o escritório de Manuel dos Santos na praça de toiros do Campo Pequeno. Mantivemos uma amizade sólida e bonita ao longo dos anos. Já tenho saudades. José Cardal fez parte dos meus começos neste mundo dos toiros.

O corpo do saudoso empresário estará em velório hoje das 18h00 às 22h00 na Igreja de Santa Joana a Princesa (numa rua transversal à Av. Estado Unidos da América, em Lisboa) e amanhã será rezada uma santa missa às 11h00, após o que aguardará para o processo de cremação no Cemitério do Alto de São João, que só deverá ocorrer na próxima semana.

José Cardal era viúvo (sua Mulher faleceu em 2021) e pai de Luis e Nuno Vasco, aos quais endereço as minhas mais sentidas condolências, como a toda a ilustre Família enlutada.

Que em paz descanse.

Fotos D.R.

Nesta foto, o Dr. Paulo Rodrigues (ex-secretário do 
Prof. Salazar e grande aficionado, um dos homens 
mais próximos de Manuel dos Santos) ajudando o
matador a vestir-se, vendo-se José Cardal (de bigode)
atrás