sexta-feira, 2 de maio de 2025

Ontem em Beja: apoteose de Francisco Palha e regresso em força do toureio a pé com triunfo de Manuel Dias Gomes



José V. Claro - A viver um momento de euforia, grande consistência e solidez muito acima da média neste início de temporada, Francisco Palha foi ontem o grande triunfador da corrida realizada em Beja, inserida na Feira Ovibeja, que registou uma agradável entrada de três quartos.

Frente a toiros sérios e exigentes de Joaquim Brito Paes, Francisco Palha esteve superior no seu primeiro e verdadeiramente colossal no segundo, dando duas voltas à arena, uma primeira com o forcado e outra sózinho por exigência do público - com a particularidade de o ter feito com um lenço do partido Chega ao pescoço, o que motivou este comentário de Rodrigo Alvez Taxa, deputado do partido, nas redes sociais:

"A Democracia é de todos e para todos, anda na boca de todos, mas nem todos respeitam os restantes! Deixo aqui um agradecimento público a Francisco Palha por este gesto de coragem que hoje teve em Beja, para lá dos muitos que tem frente te aos toiros. Triunfaste frente a toiros e perante a sociedade!".

A corrida de ontem ficou ainda marcada por uma grande faena do matador Manuel Dias Gomes com um toiro nobre e de nota alta da ganadaria Ascensão Vaz (fotos em baixo). Esteve variado e templado com o capote e de muleta, chegando ao público, que vibrou com este regresso do toureio a pé a Beja.

João Ribeiro Telles protagonizou uma boa lide no seu primeiro toiro e no segundo, o melhor e mais bravo da tarde, deixou bons momentos numa lide variada e muito aplaudida.

Joaquim Brito Paes enfrentou em primeiro lugar um bom toiro de seu tio, um toiro de êxito, mas esteve algo irregular a cravar, sofrendo uma aparatosa colhida e queda, felizmente sem consequências de maior. Recompôs-se e demonstrou garra e valor, terminando a sua lide. Melhor esteve no seu segundo toiro, uma lide mais conseguida.

Boas exibições dos forcados de Vila Franca (pegou dois toiros à primeira e um à segunda) e de Beja (pegou o seu primeiro ao segundo intento e os outros dois à primeira).

Dirigiu com acerto Domingos Jeremias, assessorado pelo médico veterinário Carlos Santana.

Fotos Maria Mil-Homens e D.R.


Francisco Palha deu ontem a cara pelo Chega em Beja, depois 
de um triunfo apoteótico


Manuel Dias Gomes: o triunfo do toureio a pé