Já aqui lhe trouxemos na madrugada de domingo a detalhada análise de Miguel Alvarenga à primeira corrida da Feira de Abiul, realizada no sábado à noite na bem cuidada praça do concelho de Pombal, referenciada como a mais antiga do país, perdida entre montes e vales, constituindo uma das mais simbólicas simbioses entre a tauromaquia e o campo, uma praça a abarrotar de aficion, de sentimento e de grande entusiasmo pela festa dos toiros. Uma daquelas zonas do nosso país onde podemos ter a certeza de que a Festa não acaba nunca. Mais depressa acabam as touradas em Lisboa do que em zonas do país como esta de Abiul (e tantas mais, a começar pela Ilha Terceira, nos Açores), onde o gosto e a adesão popular é intenso e a corrida se vive em ambiente de permanente entusiasmo.
Já aqui trouxemos também todas as fotos das sequências das ricas pegas executadas aos poderosos e exigentes toiros do Engº Jorge de Carvalho pelos forcados da Moita, de Coimbra e do Cartaxo. Fique agora com alguns dos melhores momentos das lides (triunfos, cada qual no seu estilo) dos cavaleiros Filipe Gonçalves, Miguel Moura e Luis Rouxinol Júnior, que estiveram acompanhados, respectivamente, pelos bandarilheiros João Goilão e Duarte Silva, João Bretes e Jorge Alegrias, Ricardo Alves "Pagã" e João Martins.
No que aos brindes diz respeito, houve a registar em particular, para além das lides dedicadas ao simpático público desta terra, o de Filipe Gonçalves ao cavaleiro Vitor Ribeiro (que vive actualmente no México e passou uns dias de férias por cá) e o de Rouxinol Júnior aos Forcados Amadores de Abiul, muito ovacionados e acarinhados pelo público, que se encontram impedidos de se estrear por não terem sido aceites no seio da Associação de Forcados - o que constitui uma vergonha.
Como já aqui referiu Miguel Alvarenga, a corrida teve uma primeira parte de alto nível, graças ao empenho dos cavaleiros e ao bom jogo dos nobres e bravos toiros do Engº Jorge de Carvalho; e uma segunda parte uns pontos abaixo, com um quarto toiro algo reservado e os dois últimos mansos, a refugiarem-se em tábuas - mas aos quais os cavaleiros deram a volta com todos os seus argumentos, acabando por entusiasmar o público e agradar, confirmando que os toiros mansos também têm lide e é com eles que se revelam os bons toureiros.
Mais logo, ainda, publicaremos as fotos dos Famosos que encontrámos na praça (cheia) de Abiul.
Fotos M. Alvarenga
| Injustiçado por alguns empresários no ano em que comemora o 20º aniversário da sua alternativa, Filipe Gonçalves mostrou em Abiul que se encontra em grande forma e triunfou logo no primeiro toiro |
| Toureio e empolgante brega "à Moura": Miguel Moura muito bem com o segundo toiro da noite |
| Luis Rouxinol Jr. teve lide brilhante no terceiro toiro da corrida |
| Filipe Gonçalves voltou a estar em grande nível no quarto toiro |
| Houve "quinto mau", manso e a querer saltar as tábuas. Miguel Moura lidou-o com esforço e entrega |
| Lide de bravo a um toiro manso: Rouxinol Jr. brindou a última actuação aos injustiçados Forcados de Abiul e o público acarinhou-os com uma calorosa ovação |
